Oportunidades de negócios

Petrobras (PETR4) diz que estuda oportunidades nos segmentos de energia

“A Petrobras esclarece que estuda, no âmbito da construção do Planejamento Estratégico, que ocorre anualmente", disse comunicado

(Foto: divulgação/Petrobras)
(Foto: divulgação/Petrobras)

A Petrobras (PETR4) declarou, na noite desta sexta-feira (18), que estuda oportunidades de negócios em todos os segmentos de energia, em referência a notícias da imprensa de que poderia voltar ao setor de distribuição. A estatal afirmou, no entanto, que até o momento não há qualquer decisão tomada.

“A Petrobras esclarece que estuda, no âmbito da construção do Planejamento Estratégico, que ocorre anualmente, oportunidades de negócios sinérgicos em todos os segmentos de energia. Todos os estudos estão em andamento e, até o momento, não há qualquer decisão tomada pela companhia”, disse a Petrobras em comunicado, de acordo com o InfoMoney.

“A companhia também esclarece que não há nenhum estudo para voltar ao setor de distribuição por meio de um projeto greenfield”, afirmou a estatal.

Petrobras pode direcionar petróleo dos EUA para a Ásia

A presidente da Petrobras (PETR3PETR4), Magda Chambriard, declarou nesta quinta-feira (17) que a estatal pode começar a redirecionar o petróleo que vende para os EUA para outros países devido à tarifa de 50% sobre importações do Brasil.

Em entrevista à Reuters, Chambirard disse que as cargas podem ir para mercados da Ásia. Afirmação vem após momento de instabilidade após o anúncio da sobretaxa, tentativas negociação e respostas a ataques.

O mercado reagiu negativamente à afirmação e os papéis terminaram a sessão de quinta-feira em queda. Apesar da repercussão negativa, a executiva minimizou os possíveis efeitos da tarifa sobre os negócios da companhia.

“É pouca coisa (que a estatal exporta para os EUA). Em geral, não estamos muito preocupados, dá para realocar”, afirmou a CEO da Petrobras

No primeiro trimestre de 2025, cerca de 5% das exportações de petróleo da Petrobras foram destinadas ao mercado norte-americano, disse a Suno Notícias. Já no segmento de derivados, os embarques para os EUA representaram 37% de um total de 209 mil barris por dia no período.