A representante dos EUA, Anna Paulina Luna encaminhou formalmente o presidente do Fed (Federal Reserve), Jerome Powell, ao Departamento de Justiça para investigação criminal por supostamente enganar o Congresso sobre um projeto de renovação financiado pelos contribuintes.
A republicana do estado da Flórida acusou Powell de fazer “alegações materialmente falsas” durante seu depoimento em 25 de junho de 2025.
Em uma publicação no X, Luna afirmou: “O presidente Powell enganou conscientemente tanto o Congresso quanto funcionários do poder executivo sobre a verdadeira natureza de um projeto financiado pelos contribuintes. Mentir sob juramento é uma ofensa grave – especialmente de alguém encarregado de supervisionar nosso sistema monetário e a confiança pública.”
Em sua carta à procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, Luna destacou duas declarações específicas que ela alega serem falsas. Primeiro, Powell negou a existência de uma sala de jantar VIP, mármore novo, elevadores especiais, elementos aquáticos e jardins no terraço no projeto de renovação. Segundo Luna, a submissão final do Federal Reserve à Comissão Nacional de Planejamento da Capital contradiz quase todas essas afirmações.
A republicana também contestou a alegação de Powell de que o Edifício Eccles “nunca havia passado” por uma renovação séria antes do projeto atual. Ela observou que o Conselho do Federal Reserve conduziu uma renovação abrangente de 1999 a 2003, que incluiu a substituição do telhado, todos os sistemas principais e a reforma dos espaços interiores e do pátio.
O encaminhamento solicita ao Departamento de Justiça que investigue se Powell violou leis federais relacionadas a declarações falsas ao congresso.