
O governo dos EUA estaria preparando uma declaração com argumentos para justificar a tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil, que deve ter início em 1º de agosto. A apuração foi feita pela Bloomberg. Informações via CNN
A declaração se faz necessária porque Brasil é deficitário na relação comercial com os Estados Unidos. Sendo assim, Trump teria de justificar os motivos da sobretaxa. Outros países que foram alvos de tarifas dos EUA, por exemplo, são superavitários na relação.
O Escritório do USTR (Representante Comercial dos Estados Unidos) reconheceu os planos de uma nova declaração de emergência em reuniões com assessores do Congresso nesta semana, disseram fontes do governo para a Bloomberg
Procurados pela Bloomberg, nem a Casa Branca nem o USTR se manifestaram.
Alckmin conversa com secretário do Comércio dos EUA
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, revelou, nesta quinta-feira (25) ter conversado no último sábado (19 de julho) com o secretário do Comércio dos EUA, Howard Lutnick, por videoconferência, disse a Agência Gov.
Contato faz parte das tentativas de negociação para arrefecer a sobretaxa de 50% sobre produtos exportados do Brasil para os EUA.
De acordo com o ministro, a conversa durou cerca de 50 minutos. “Foi uma conversa longa, colocando todos os pontos e destacando o interesse do Brasil na negociação”, disse Alckmin durante entrevista coletiva em Brasília.
Vice-presidente ressaltou que a conversa foi centrada na busca de solução para a questão comercial, seguindo a orientação do presidente Lula de não deixar a negociação se contaminar por questões políticas ou ideológicas.
“Em vez de ter um perde-perde, com inflação nos Estados Unidos e diminuição das nossas exportações para o mercado americano, nós devemos resolver os problemas, aumentar a complementaridade econômica, a integração produtiva, investimentos recíprocos. Enfim, avançarmos numa agenda extremamente positiva”, afirmou.