Avalia Quantum

Brasileiros: uso de dados para decidir sobre investimentos é natural

“É só um processo evolutivo. Cada vez mais, os investidores terão acesso a dados e informações para a tomada de decisão", disse executivo

Ibovespa
Foto: Ibovespa/CanvaPro

A Quantum, que atua há 20 anos no mercado de investimentos, avalia que o amadurecimento dos investidores brasileiros, acompanhado do uso crescente de dados para embasar decisões, é um processo evolutivo natural. A análise é do CEO da companhia, Maxim Wengert.

“É só um processo evolutivo. Cada vez mais, os investidores terão acesso a dados e informações para a tomada de decisão. Isso vai acontecendo ao longo do tempo e aumentando o grau de maturidade dos investidores brasileiros — inclusive com a possibilidade de alocar recursos no exterior”, afirmou o executivo.

Wengert acrescentou que a empresa já utiliza IA (inteligência artificial) na coleta e tratamento de dados, destacando que esse é o core business da Quantum: informação financeira e inteligência de mercado.

“A gente começou há 20 anos coletando informações sobre fundos de investimento. Depois, fomos ampliando nossa cobertura para renda fixa, empresas e ações, previdência, índices e moedas”, explicou.

Expansão da Quantum e cobertura de dados offshore

“Recentemente, ampliamos o escopo offshore da nossa cobertura. Hoje temos dados sobre fundos offshore — especialmente os UCITS —, ações americanas, ações da América Latina, ETFs globais e bonds globais. Olhando para o futuro, nossa ideia é tornar o conteúdo cada vez mais profundo e com maior qualidade”, acrescentou.