O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores nacional, a B3, opera em queda nesta segunda-feira (28), pressionado pela espera do “tarifaço” de Trump.
Por volta das 13:00h (horário de Brasília), o Ibovespa recuava -0,85%, aos 132,395% segundo dados da B3.
Já o dólar comercial avançava no mesmo horário, cotado a R$5,59, uma alta de +0,59%.
EUA
O presidente dos EUA, Donald Trump, firmou um acordo comercial com a União Europeia no fim de semana, o que trouxe algum alívio aos mercados globais.
No entanto, as negociações com o Brasil ainda nem começaram, aumentando a incerteza sobre o futuro das tarifas impostas por Washington.
A expectativa é que Trump mantenha a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de sexta-feira, 1º de agosto, cenário que não surpreenderia o mercado, diante da ausência de avanços nas tratativas com o governo brasileiro.
Por outro lado, há certo otimismo com os demais parceiros comerciais dos EUA.
Nos últimos sete dias, Trump conseguiu fechar acordos com dois de seus principais aliados, prevendo tarifas e investimentos no território americano.
As assinaturas ajudam a reduzir a incerteza sobre o comércio entre os países envolvidos e os EUA.
Além do comércio exterior, os investidores também estão atentos às decisões de política monetária no Brasil e nos EUA, ambas marcadas para quarta-feira (30).
A expectativa é de manutenção das taxas de juros nos níveis atuais, mas os comunicados que acompanham as decisões devem fornecer pistas sobre os próximos passos dos bancos centrais.
Copom deve manter tom firme e reforçar compromisso com a inflação
No Brasil, o Copom (Comitê de Política Monetária) deve adotar um tom firme, reforçando o compromisso com o controle da inflação e a credibilidade da autoridade monetária.
“Caso surjam obstáculos que comprometam a convergência da inflação para a meta, como uma eventual piora nas expectativas ou nova rodada de pressões sobre os preços, o comunicado deve deixar claro novamente que o Comitê está disposto a adotar as medidas necessárias, incluindo uma eventual retomada do ciclo de alta”, diz Gustavo Sung, economista-chefe da Suno Research.
A indicação do Copom deve ser de cautela, reforçando a necessidade de aguardar os efeitos do aperto monetário já implementado.
Cotação dos índices dos EUA
Dow Jones: +0,06%
S&P 500: +0,07%
Nasdaq: +0,26%