Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Aumentou a quantidade de brasileiros que afirmam que a idade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um problema para sua reeleição, e a gestão do líder petista ainda é vista como pior do que o anterior, de Jair Bolsonaro, mas houve queda na quantidade de pessoas que desaprovam o governo. 

Esses são alguns dos resultados da mais nova pesquisa PoderData sobre a aprovação do governo Lula, divulgada nesta quarta-feira (30) pelo site Poder360. 

O levantamento mostrou que chegou a 50% a porcentagem de entrevistados que colocam a idade como fator de problema para o presidente Lula se reeleger. 

Na última vez que o PoderData fez esse questionamento, em julho do ano passado, apenas 32% dos brasileiros haviam dado essa resposta. 

Esse recorte da pesquisa mostra que 26% disseram que a idade não é um problema para a reeleição, e 23% não souberam o que responder. 

O mais curioso nesse recorte da pesquisa é que essa visão de Lula encontrar problemas para se reeleger por já ter 80 anos de idade é mais acentuada entre entrevistados de 60 anos ou mais.

Dentro dessa faixa etária, 52% veem a idade de Lula como problema para ele conquistar um quarto mandato. E essa percepção negativa aumenta na faixa de 45 a 59 anos, chegando a 54%. 

A porcentagem de pessoas que acreditam que a idade elevada é um problema vai diminuindo conforme é reduzida a faixa etária dos entrevistados. 

Lula teria mandato pior do que governo anterior

Os entrevistados pela pesquisa PoderData também fizeram comparações entre o governo Lula e o mandato do presidente anterior, Jair Bolsonaro (PL). 

Para 40% dos entrevistados, o terceiro mandato do presidente Lula está sendo pior do que o mandato único de Bolsonaro. Esse percentual era de 45% na pesquisa anterior, em maio deste ano, e revela uma queda de cinco pontos neste quesito.

Já os que acham que o mandato de Lula é melhor do que o do presidente anterior marcaram 33%, um aumento de três pontos percentuais em relação à pesquisa passada.

Outros 24% disseram que não há diferenças entre os dois presidentes. A diferença entre os que acham o mandato de Lula pior do que aqueles que dizem ser melhor do que de Jair Bolsonaro caiu de 15% na pesquisa de maio para 7% nesta sondagem atual. 

Já em relação à aprovação do atual governo, que havia chegado a 56% na pesquisa de maio, houve uma queda de três pontos percentuais e agora em julho esse percentual chegou a 53%. 

Já a aprovação do governo subiu os mesmos três pontos, e foi dos 39% verificados em maio para 42% agora no final de julho.

Melhoria na aprovação ajudada por tarifaço

Pelo levantamento, a diferença entre a desaprovação e a aprovação do governo, que chegou a 17% no final de maio, o recorde neste terceiro mandato de Lula, caiu agora em julho para 11%.

De acordo com o relatório da pesquisa, a redução na desaprovação e aumento da aprovação se deve, em parte, pela repercussão após o tarifaço de 50% anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aos produtos brasileiros. 

Para os pesquisadores, os números revelam acerto na estratégia de comunicação do governo, que tem conseguido, a partir das justificativas apresentadas por Trump para o tarifaço, emplacar o discurso de defesa da soberania nacional.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData com recursos próprios. Os dados foram coletados de 26 a 28 de julho de 2025, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. 

Foram 2.500 entrevistas em 182 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.