Carioca eleito no Texas

Vereador brasileiro do Texas pede a Trump sanções à JBS

Mauricio Galante é o primeiro brasileiro eleito na cidade de Arlington, no Texas

Foto: Flávia Freitas/ Divulgação/ OABRJ
Foto: Flávia Freitas/ Divulgação/ OABRJ

Em publicação oficial na rede social X (antigo Twitter), o vereador brasileiro, Mauricio Galante, eleito na cidade de Arlington, no Texas, pediu ao presidente dos EUA, Donald Trump, que adote “uma nova linha de ação” diante da crise entre os governos americano e brasileiro — sugerindo sanções direcionadas a empresas como a JBS, que, segundo ele, apoiam o regime político no Brasil enquanto lucram nos EUA.

O vereador citou as chamadas “campeãs nacionais brasileiras” que atuam livremente nos dois países. “Elas lucram no mercado americano, mas sustentam o regime socialista no Brasil, através de doações, influência política e vantagens comerciais desleais”, cita Galante na publicação.

O vereador ainda alertou que “mais sanções econômicas e embargos afetarão os brasileiros mais vulneráveis, e não os grandes empresários nem o sistema corrupto.”

Maurizio Galante pediu abertamente na publicação em seu perfil na plataforma social que Donald Trump “mire nas empresas que alimentam a tirania e ainda lucram nos EUA. Restrinja suas operações e bloqueiem seus acessos. Essa pode ser a chave para resolver uma crise internacional com menos sofrimento”, finaliza o vereador.

As possíveis empresas que mais seriam afetadas, caso o pedido do vereador seja atendido pelo governo Trump, seriam: JBS, exportadora de carnes e alimentos; Gerdau, produtora de aço; WEG, fabricante de maquinários elétricos; Suzano, uma das maiores produtoras de papel e celulose da América Latina; dentre outras.