Abertura de mercado

Ibovespa abre em alta com dados fracos nos EUA; dólar despenca

Por volta das 10h26 (horário de Brasília), o Ibovespa registrava alta de 0,69%, aos 133.987,26 pontos

Foto: Ibovespa/CanvaPro
Foto: Ibovespa/CanvaPro

O Ibovespa, principal índice acionário da Bolsa de Valores brasileira, a B3 (B3SA3), iniciou o pregão desta sexta-feira (1º) em alta, após dados de emprego nos EUA virem abaixo do esperado. A economia norte-americana abriu 73 mil vagas fora do setor agrícola no mês passado, enquanto a expectativa em pesquisa da Reuters era de criação de 110 mil postos, após 147 mil no mês anterior.

Além disso, o desempenho do índice reflete a cautela diante da publicação da lista de tarifas recíprocas ajustadas para 69 parceiros comerciais dos EUA, variando de 10% a 41%, que entram em vigor no dia 7.

Por volta das 10h26 (horário de Brasília), o Ibovespa registrava alta de 0,69%, aos 133.987,26 pontos.

Já o dólar comercial seguia em sentido oposto: no mesmo horário, a moeda caía 1,03%, cotada a R$ 5,54.

Ibovespa abre em alta em meio a tensões envolvendo o exterior

Nesta manhã, o mercado volta os olhos para as movimentações do presidente dos EUA, Donald Trump, que sinalizou estar aberto à negociação de novos acordos. Além disso, dados recentes apontaram para a contração da atividade econômica na Europa e na China, gerando incertezas sobre o comércio global e ampliando a apreensão nos mercados.

No cenário interno, os investidores continuam atentos ao impasse comercial entre Brasil e Estados Unidos, após Trump impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros nesta semana — ainda que tenha excluído da taxa punitiva itens como aeronaves e suco de laranja.

Os mercados também acompanham o radar corporativo, repercutindo os resultados de Vale (VALE3), CSN (CSNA3), Gerdau (GGBR4) e Marcopolo (POMO4).

Agenda do dia

Indicadores

▪️ 04h55 – Alemanha/S&P Global/HCOB: PMI industrial final de julho
▪️ 05h00 – Zona do euro/S&P Global/HCOB: PMI industrial final de julho
▪️ 05h30 – Reino Unido/S&P Global: PMI industrial final de julho
▪️ 06h00 – Zona do euro/Eurostat: CPI preliminar de julho
▪️ 08h00 – FGV: IPC-S da 4ª quadrissemana de julho
▪️ 09h00 – IBGE: Pesquisa Industrial Mensal junho
▪️ 09h30 – EUA/Dept°. do Trabalho: relatório mensal de empregos (payroll) de julho
▪️ 10h45 – EUA/S&P Global: PMI industrial final de julho
▪️ 11h00 – EUA/ISM: PMI industrial de julho
▪️ 11h00 – EUA/Univ. Michigan: Índice de Sentimento do Consumidor final de julho
▪️ 11h00 – EUA/Deptº do Comércio: Investimentos em construção de junho
▪️ 13h00 – Alemanha: BCE divulga teste de estresse de bancos da UE
▪️ 14h00 – EUA/Baker Hughes: poços e plataformas de petróleo em operação

Eventos

▪️ EUA: Início das tarifas recíprocas estabelecidas por Trump
▪️ 10h00 – Lula participa de cerimônia de entrega de unidades do Minha Casa, Minha Casa

Balanços

▪️ EUA/antes da abertura: Chevron e Exxon Mobil
▪️ Brasil/ após o fechamento: Fertilizantes Heringer