Finanças e carreira

Planejamento financeiro: liberdade de escolha começa no bolso

A liberdade de escolha na carreira começa com planejamento financeiro, base essencial para decisões conscientes, especialmente para mulheres

Liberdade de escolha começa no bolso
Foto: Feita por Inteligência Artificial

Uma das maiores conquistas da minha trajetória profissional não foi um cargo, nem um bônus. Foi poder dizer “não” — com tranquilidade.

Dizer “não” para projetos desalinhados, para ambientes tóxicos, para propostas que exigiam que eu deixasse de ser quem sou. E esse “não” só foi possível porque existia uma base: planejamento financeiro.

Muito se fala sobre liberdade de carreira, sobre fazer o que ama, sobre seguir propósito. Mas a verdade — que nem sempre é dita — é que não existe autonomia real sem organização financeira.

Liberdade não é só um discurso bonito: é uma estrutura; E essa estrutura começa no bolso

Eu não falo aqui de riqueza, falo de consciência. Falo sobre entender o custo de vida, montar uma reserva, ajustar o padrão ao momento de vida e saber onde vale — ou não — colocar energia. Falo sobre não viver no limite do salário, para não viver no limite das escolhas.

Especialmente para mulheres, esse é um ponto sensível. Muitas cresceram ouvindo que dinheiro é um tema masculino, ou que basta ter alguém que “cuide disso”.

E quando se veem em uma transição de carreira, uma maternidade inesperada, uma promoção recusada ou uma demissão repentina, percebem que não tinham um plano — nem financeiro, nem de vida.

Não há planejamento de carreira que sobreviva ao caos financeiro

Liberdade de escolha é um projeto que se constrói em paralelo: enquanto você desenvolve sua carreira, precisa também aprender a cuidar do seu dinheiro. As decisões profissionais mais importantes da minha vida não vieram da coragem apenas — vieram da clareza de que eu podia bancá-las. E isso fez toda a diferença.

Planejar não é viver presa. É viver com mais consciência e menos medo.
E escolher com mais verdade — inclusive a verdade de dizer não.

Darla Sierra

Colunista

CEO da VLG Investimentos, fundadora do @meninasde30, escritora, palestrante e uma das Embaixadoras XP B2B 2025, com quase 20 anos de atuação no mercado financeiro.

CEO da VLG Investimentos, fundadora do @meninasde30, escritora, palestrante e uma das Embaixadoras XP B2B 2025, com quase 20 anos de atuação no mercado financeiro.