As vendas de novos carros da Tesla (TSLA34) na Suécia, Dinamarca e França caíram em julho pelo sétimo mês consecutivo. O movimento ocorre à medida que a montadora de veículos elétricos enfrenta uma reação negativa às opiniões políticas do CEO Elon Musk, além de desafios regulatórios e crescente concorrência de marcas europeias e chinesas.
A linha de veículos envelhecida da Tesla está sendo pressionada por modelos elétricos de baixo custo, especialmente os produzidos na China.
A companhia está lançando uma versão renovada do Model Y e iniciando a produção de um novo modelo mais acessível. No entanto, a expectativa é que o ritmo de produção aumente apenas no próximo trimestre, mais tarde do que o inicialmente previsto.
As vendas da marca registraram queda de 86% em julho, na comparação anual, para 163 carros na Suécia; 52%, para 336 carros na Dinamarca; e 27%, para 1.307 carros na França. Os dados foram divulgados pela empresa, após uma retração de mais de um terço nas vendas na Europa durante os seis primeiros meses do ano.
Sem novos veículos de entrada previstos até os últimos três meses de 2025 — e com o fim próximo do incentivo fiscal de US$ 7.500 para compradores de veículos elétricos nos EUA —, Elon Musk reconheceu, em julho, que a Tesla pode enfrentar “alguns trimestres difíceis”. As informações são do MoneyTimes.
Tesla aposta em robô para alcançar mercado de R$ 167 tri, afirma Musk
A Tesla quer transformar o futuro da tecnologia com seu robô humanoide Optimus. Durante o evento virtual “Tesla Owners of Silicon Valley 2025”, Elon Musk afirmou que o produto poderá gerar até US$ 30 trilhões por ano em receita. Assim, a empresa reforça sua ambição de liderar a próxima revolução industrial.
Segundo Musk, a Tesla pretende fabricar até 1 bilhão de unidades do robô Optimus por ano, ao custo de US$ 30 mil cada. De acordo com o empresário, o mercado global poderia absorver até 20 bilhões de unidades.