
O secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, afirmou nesta quinta-feira (7) que o país espera arrecadar cerca de US$ 50 bilhões por mês com as tarifas impostas pelo presidente Donald Trump.
As novas taxas mais elevadas sobre importações de dezenas de países já começaram a valer.
“Depois ainda virão os semicondutores, os produtos farmacêuticos e todo tipo de receita adicional com tarifas”, disse Lutnick em entrevista à Fox Business Network.
Questionado sobre a possibilidade de prorrogar o prazo de 12 de agosto para fechar um acordo tarifário com a China, o secretário indicou que é provável.
“Acho que vamos deixar essa decisão para a equipe comercial e o presidente, mas parece provável que estendam o prazo por mais 90 dias. Vou deixar isso para eles decidirem”, afirmou.
Brasil solicita consultas aos EUA na OMC sobre tarifaço
Governo brasileiro questiona medidas adotadas por Washington que afetam uma ampla lista de produtos nacionais
O Brasil protocolou um pedido de consultas aos Estados Unidos no âmbito do Sistema de Solução de Controvérsias da OMC (Organização Mundial do Comércio), informou nesta quarta-feira (6) uma nota conjunta dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e das Relações Exteriores (MRE).
O processo representa o primeiro passo formal para tentar resolver a disputa comercial entre Brasília e Washington.
A solicitação questiona as tarifas de 50% aplicadas por meio de duas ordens executivas dos EUA: a de 2 de abril, intitulada “Regulamentação das Importações com uma Tarifa Recíproca para Corrigir Práticas Comerciais que Contribuem para Elevados e Persistentes Déficits Comerciais Anuais em Bens dos Estados Unidos”, e a de 30 de julho, chamada “Abordagem de Ameaças aos Estados Unidos por parte do Governo do Brasil”.
As medidas afetam uma ampla gama de produtos brasileiros exportados aos EUA.