A China quer a flexibilização dos EUA no controle de exportação sobre um componente essencial para a fabricação de chips de IA (Inteligência Artificial). A medida seria pate de um acordo comercial antes de uma possível cúpula entre Donald Trump e Xi Jinping, disse o Financial Times, via Exame.
As autoridades da China disseram a especialistas em Washington que o governo asiático quer que o governo republicano flexibilize as restrições à exportação dos chips HBM, de memória de alta largura de banda. Nos últimos três meses, em três rodadas de negociações comerciais lideradas pelo secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, o vice-primeiro-ministro chinês He Lifeng levantou o tema do HBM.
Após um encontro de Jensen Huang, CEO da Nvidia, com Trump, o Departamento de Comércio dos EUA passou a emitir licenças para que a empresa exporte chips H20 para a China. Apesar disso, esses chips geram preocupações de segurança para o país, segundo publicou em rede social uma conta vinculada à mídia estatal chinesa, informou a Reuters.
A Nvidia projetou o chip H20 especialmente para o mercado chinês, após o governo Joe Biden impôs controles de exportação para chips de inteligência artificial mais avançados.
Em 2022, Biden anunciou medidas para dificultar que a China comprasse ou produzisse chips avançados de inteligência artificial. No ano passado, o país norte-americano proibiu a exportação de HBM para o país, visando atingir a Huawei e a fabricante chinesa de semicondutores Semiconductor Manufacturing International Corporation (SMIC).
Ao Financial Times, fontes disseram que a China se preocupa mais com os controles sobre os chips HBM, pois eles limitam a capacidade das empresas chinesas, como a Huawei, de desenvolver seus próprios chips de IA.
Trégua por mais 90 dias
A trégua de 90 dias sobre a guerra comercial está prestes a acabar em 12 de agosto e o secretário de Comércio estadunidense, Howard Lutnick, afirmou nesta semana que o governo provavelmente prorrogará a trégua por mais 90 dias, de acordo com o Financial Times.
A pressão da China preocupa os EUA diante de sinais de que Trump estaria disposto a flexibilizar os controles de exportação para viabilizar uma cúpula com Xi Jinping.
Em julho, o Financial Times reportou que o Departamento de Comércio recebeu ordem para suspender novos controles de exportação à China. A decisão gerou crescente preocupação entre autoridades, especialmente após Trump ter revertido a proibição das vendas de H2O.