O presidente do Brasil, Luíz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da China, Xi Jinping, conversaram por telefone nesta terça-feira (12). De acordo com informações do governo, o diálogo foi focado no fortalecimento de relações bilaterais.
Xi Jinping declarou que Brasil e China estão vivendo os seus melhores momentos históricos, com progressos relevantes para a construção de uma comunidade de destino China-Brasil e na coordenação de estratégias nacionais, disse a Exame.
Sobre estratégia bilateral, os governantes também se comprometeram em ampliar o escopo da cooperação para setores como saúde, petróleo e gás, economia digital e satélites.
Ambos os presidentes concordaram sobre a importância do G20 e dos Brics na defesa do multilateralismo e Lula reiterou a importância que a China vai ter para a COP30 e no combate às mudanças climáticas.
Trump espera que China quadruplique os pedidos de soja dos EUA
O presidente dos EUA, Donald Trump, indicou que o país pode aumentar significativamente suas exportações de soja para a China.
Ele prevê que a demanda chinesa pelo produto pode crescer rapidamente, chegando a quadruplicar.
“A China está preocupada com a escassez de soja. Nossos agricultores produzem a soja mais resistente. Espero que a China multiplique por quatro seus pedidos rapidamente. Essa medida também contribuirá para reduzir de forma significativa o déficit comercial entre China e EUA. Ofereceremos um serviço ágil. Obrigado, presidente Xi”, publicou Trump em sua rede social Truth Social na madrugada desta segunda-feira (11).
China quer liberar exportação de chips dos EUA, diz jorna
A China quer a flexibilização dos EUA no controle de exportação sobre um componente essencial para a fabricação de chips de IA (Inteligência Artificial). A medida seria pate de um acordo comercial antes de uma possível cúpula entre Donald Trump e Xi Jinping, disse o Financial Times, via Exame.
As autoridades da China disseram a especialistas em Washington que o governo asiático quer que o governo republicano flexibilize as restrições à exportação dos chips HBM, de memória de alta largura de banda. Nos últimos três meses, em três rodadas de negociações comerciais lideradas pelo secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, o vice-primeiro-ministro chinês He Lifeng levantou o tema do HBM.