Atividade econômica

PIB da zona do euro cresce 0,1% no 2TRI25, confirma revisão

Na comparação anual, o PIB do bloco registrou expansão de 1,4% entre abril e junho

Roto: União Europeia / CanvaPro
Roto: União Europeia / CanvaPro

O PIB (Produto Interno Bruto) da zona do euro cresceu 0,1% no segundo trimestre de 2025, ante os três meses anteriores, segundo revisão divulgada na quinta-feira (14) pela Eurostat, agência de estatísticas da União Europeia (UE).

Na comparação anual, o PIB do bloco registrou expansão de 1,4% entre abril e junho.

Os resultados confirmaram as estimativas preliminares divulgadas no fim de julho e ficaram em linha com as previsões de analistas consultados pela Factset, como antecipado pelo InfoMoney.

Opep eleva previsão de crescimento do PIB global; veja

Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) elevou a previsão para a alta do PIB (Produto Interno Bruto) global de 2025 de 2,9% para 3%. A previsão para 2026 ficou estável em 3,1%.

No caso do PIB dos EUA, a Opep ajustou para cima a expectativa de expansão ainda este ano, de 1,7% a 1,8%, mas manteve a do próximo ano, em 2,1%. Informações via Uol.

A projeção de crescimento da China também foi revisada para cima, de 4,6% para 4,8%. A expectativa para 2026 foi reiterada em 4,5%.

Por fim, as previsões da zona do euro também foram ajustadas para cima. Para 2025 o ajuste foi de 1% a 1,2%, já para 2026 foi de 1,1% a 1,2%.

Vendas do comércio recuam 0,1% em junho

As vendas do comércio recuaram 0,1% no mês de junho, o que marca o terceiro mês seguido de queda. Dados da Pesquisa Mensal de Comércio foram divulgados nesta quarta-feira (13) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).

Somando esse aos dois resultados negativos anteriores, (-0,4% em maio e -0,3% em abril), o setor já acumula um recuo de 0,8% em relação ao patamar de março deste ano, o mais alto já registrado pela série histórica do IBGE, que começa no ano 2000, disse a Agência Brasil.