O Consórcio Rota Agro Brasil venceu nesta quinta-feira (14) o leilão de concessão das BRs 060 e 364, entre os estados de Goiás e Mato Grosso, mais conhecida como Rota Agro.
Escolha foi definida pelo maior desconto sobre a tarifa básica de pedágio no trecho, disse a Agência Brasil. O Consórcio Rota Agro Brasil ofereceu 19,70% como valor de desconto, vencendo a disputa. O investimento na concessão da rota é de R$ 7,26 bilhões em melhorias e na reestruturação dessa importante via para a logística.
Evento contou com a presença dos ministros dos Transportes, Renan Filho, e da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
Além do Consórcio Rota Agro Brasil, concorreram outras quatro empresas e consórcios no leilão realizado na B3. Devido a isso, foi necessária uma etapa de viva-voz após a apresentação das propostas iniciais, na qual concorreu com a Way Concessões. A concessão foi obtida após uma disputa de 22 lances de viva-voz.
Na etapa de viva-voz, não puderam participar o Consórcio Rota do Cerrado, que havia oferecido 10,55% de desconto no valor do pedágio na apresentação inicial das propostas; o V.F. Gomes Participações, que ofertou 0%; e o EPR Participações, que ofereceu 10,80% de oferta como desconto no valor do pedágio.
Nos lances iniciais, a empresa vencedora havia oferecido 17,18% de desconto sobre a tarifa de pedágio, já a Way ofereceu havia oferecido 16,10%.
O corredor logístico Rota Agro
A Rota Agro é um dos principais corredores logísticos da região Centro-Oeste. De acordo com Ministério dos Transportes, a concessão dessa rota deve melhorar o escoamento da produção agrícola, facilitar a distribuição de alimentos e reduzir as desigualdades logísticas regionais.
O trecho leiloado tem 490 quilômetros, fica entre as cidades de Rio Verde (GO) e Rondonópolis (MT) e tem um intenso tráfego de veículos de carga e de passeio. A concessão, para um período de 30 anos, prevê a duplicação de 45 quilômetros da rodovia, 150 quilômetros de faixas adicionais, contornos viários, vias marginais, pontos de parada e descanso (PPD) para caminhoneiros e quatro novas passarelas para pedestres.
Atualmente, cerca de 80% das rodovias de Mato Grosso, estado que ocupa o primeiro lugar na produção nacional de grãos, estão em bom estado de conservação. Em 2022, o índice era de 67%. Em Goiás, o índice de estradas federais em boas condições chega a 86%. No fim de 2022, era de 70%.