Justiça

Moraes pede que STF marque julgamento de Bolsonaro

Expectativa é que sessão ocorra em setembro, mas data ainda não foi definida

 (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), solicitou nesta quinta-feira (14) ao presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin, que seja marcada a data do julgamento do processo que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros acusados no caso da suposta trama golpista.

O pedido foi feito após o fim do prazo para entrega das alegações finais das defesas.

Moraes destacou que todas as etapas do processo foram concluídas, incluindo diligências complementares, e que tanto a PGR (Procuradoria-Geral da República) quanto os réus já apresentaram suas manifestações.

A expectativa no STF é que o julgamento ocorra em setembro, embora Zanin ainda não tenha definido oficialmente a data.

Além de Bolsonaro, figuram no núcleo do processo o ex-comandante da Marinha Almir Garnier, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, o ex-chefe do GSI Augusto Heleno, entre outros.

O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) também é investigado, mas o andamento do caso contra ele está parcialmente suspenso por decisão da Câmara dos Deputados.

A defesa de Bolsonaro nega as acusações, afirmando que são infundadas e baseadas em provas frágeis, e sustenta que não há evidências concretas de um plano golpista.

Segundo os advogados, a Polícia Federal não localizou documentos que comprovem as alegações da PGR.