O fundo imobiliário VISC11 concluiu a aquisição de mais de 25% do Shopping Paralela, em Salvador (BA). O valor desembolsado, referente à entrada, foi de R$ 7,1 milhões. A transação está avaliada em R$ 121,9 milhões, valor já corrigido pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor) desde a assinatura do memorando de entendimentos, em maio.
Com o negócio fechado, o VISC passa a deter 36,26% da propriedade do shopping, um dos maiores do Nordeste, disse a Suno Notícias. Agora, o fundo tem mais duas parcelas para concluir a aquisição, cada uma no valor de R$ 57,4 milhões, com vencimentos em 12 e 24 meses e correção pelo IPCA.
A Vinci Compass, gestora do fundo, estima um dividend yield médio de 12,4% para o segundo ano da operação, quando o preço da aquisição terá sido integralmente pago. No entanto, não foram falados os impactos nos dividendos do VISC11, estabilizados em R$ 0,81 por cota há dois meses. O último pagamento foi realizado nesta quinta-feira (14).
O HSML11, que já é o dono majoritário do Shopping Paralela, com 52,24%, desistiu de uma oferta similar à feita pelo VISC11 para a aquisição de mais 25%, encerrando uma transação iniciada em setembro de 2024,
Em abril, o HSML11, que já é dono majoritário do Shopping Paralela, com 52,24% da propriedade, desistiu de uma oferta similar à feita pelo VISC11 para a aquisição de mais 25%, encerrando uma transação iniciada em setembro do ano passado.
A HSI, gestora do fundo HSML11, explicou que não houve o cumprimento de algumas das condições precedentes relacionadas à estrutura da operação.
O Shopping Paralela foi inaugurado em 2009, tem área bruta locável (ABL) de 56.190 metros quadrados e 270 lojas.
Segundo a Vinci Compass, o shopping tem crescimento acumulado médio de 6,6% ao ano no período entre 2019 e 2024. No ano de 2024, o shopping teve uma média mensal de vendas de R$ 1.584/m² e NOI anual de R$ 1.516/m².
A projeção dos administradores é que esses indicadores cresçam cerca de 11% neste ano. Com patrimônio líquido de R$ 3,584 bilhões, ou R$ 124,34 por cota, o VISC11 detém participação em 30 diferentes shoppings, nas cinco regiões do país, em 16 diferentes