Pré-mercado

Café com BPM: bolsas recuam antes de balanços de varejistas 

A Home Depot divulga resultados durante o dia, ao passo que a Target reporta na quarta-feira (20)

Ibovespa
Ibovespa / Foto: CanvaPro

As maior parte das bolsas globais operam em território negativo na manhã desta terça-feira (19), em meio à expectativa pelos balanços das gigantes de varejo. A Home Depot divulga resultados durante o dia, ao passo que a Target reporta na quarta-feira (20) e o Walmart no dia 21. Juntos, os números devem oferecer sinais sobre a saúde das empresas e dos consumidores diante das tarifas impostas pelos presidente dos EUA, Donald Trump.

Além disso, o mercado também aguarda os comentários de Jerome Powell nesta sexta-feira (22), durante o simpósio de Jackson Hole, em Wyoming, evento que tradicionalmente sinaliza a visão mais recente do Fed (Federal Reserve) sobre os rumos da política de juros.

O mercado futuro de fundos do Fed está indicando uma chance de 83% de um corte de um quarto de ponto percentual na próxima reunião de política do Fed em setembro, de acordo com a ferramenta FedWatch da CME.

EUA

Durante o pregão nos EUA, o destaque fica para os dados de construções de moradias iniciadas em julho. Também neste dia, Michelle Bowman, dirigente do Fed, discursa em evento a partir das 15h (horário de Brasília).

Cotação de índices futuros:

Dow Jones Futuro: -0,04%

S&P 500 Futuro: -0,13%

Nasdaq Futuro: -0,15% 

Bolsas da Ásia 

As bolsas asiáticas fecharam mistos nesta terça-feira, após as quedas em Wall Street e em meio à expectativa pelo simpósio do Federal Reserve no fim da semana. Além disso, investidores também acompanharam as conversas na Casa Branca entre Donald Trump, Volodymyr Zelenskyy e líderes europeus, com foco em encerrar o conflito entre Moscou e Kiev.

Shanghai SE (China), -0,02%

Nikkei (Japão): -0,38%

Hang Seng Index (Hong Kong): -0,21%

Nifty 50 (Índia): +0,32%

ASX 200 (Austrália): -0,70%

Europa 

As bolsas europeias operam em território positivo, com os mercados globais reagindo positivamente ao resultado das negociações entre o presidente dos EUA, da Ucrânia, e líderes europeus na Casa Branca na segunda-feira.

STOXX 600: +0,19%

DAX (Alemanha): -0,01%

FTSE 100 (Reino Unido): +0,09%

CAC 40 (França): +0,50%

FTSE MIB (Itália): +0,43% 

Ibovespa: relembre a véspera

Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão desta segunda-feira (18) com alta de 0,72%, aos 137.321,64 pontos. O dólar comercial subiu 0,68% no dia, cotado a R$ 5,434.

Após a notícia de que a Petrobras (PETR4) avalia a entrada na Raízen (RAIZ4), como parte de uma estratégia em retornar ao mercado de etanol e de expansão em energia renovável, as ações da joint venture entre a Cosan (CSAN3) e a Shell, fecharam em alta de 10,58%, liderando a maior alta do dia.

A PetroRio (PRIO3) obteve forte queda no pregão desta segunda-feira (18), após o anúncio de que a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis) paralisou as operações da plataforma flutuante (FPSO) Peregrino.