
O presidente dos EUA, Donald Trump, pediu nesta quarta-feira (20) a renúncia da diretora do Federal Reserve Lisa Cook. O político cita um pedido do chefe da FHFA (Agência Federal de Financiamento da Habitação, na sigla em inglês) para que o Departamento de Justiça investigue ela por suposta fraude hipotecária.
“Cook deve renunciar, agora!!!”, escreveu Trump em uma publicação na sua rede social, a Truth Social.
Nesta quarta, Bill Pulte, diretor da FHFA publicou na rede social X alegações de que Cook havia designado um condomínio em Atlanta como sua residência principal dapóstomar um empréstimo em sua casa em Michigan, que ela também declarou como residência principal.
O diretor também publicou uma parte de sua carta à procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, dizendo que a FHFA havia obtido os documentos de hipoteca de Cook e citando os dois empréstimos de junho e julho de 2021.
“Ela precisa se demitir porque o que ela fez é motivo para demissão”, escreveu ele em uma publicação separada.
Essa se soma às diversas críticas e ataques de Donald Trump contra os membros e ao Federal Reserve.
EUA alegam na OMC que tarifas ao Brasil são questão de segurança nacional
Os EUA aceitaram o pedido de consulta do Brasil na OMC (Organização Mundial do Comércio) para analisar as tarifas impostas aos produtos brasileiros. Decisão foi publicada no site da OMC, disse a Reuters, via Money Times.
No documento apresentado à OMC na segunda-feira (18), os EUA argumentam que certas solicitações do Brasil estão relacionadas a questões de segurança nacional e que são “questões políticas não suscetíveis de revisão ou passíveis de resolução pela solução de controvérsias da OMC”.
O documento acrescenta que as tarifas foram necessárias porque as políticas e práticas recentes do Brasil estão “minando o estado de direito e ameaçando a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos”.