Por causa da gripe aviária

ABPA: exportação de carne de frango do Brasil cairá em 2025

Grande maioria dos importadores já retomaram as compras do Brasil, mas China e UE ainda mantém compras suspensas

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A exportação de carne de frango do Brasil em 2025 foi estimada nesta quarta-feira (20) em até 5,2 milhões de toneladas, com queda na comparação com o volume recorde registrado no ano passado, de 5,295 milhões de toneladas, segundo a ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal).

As exportações totais deste ano deverão ficar abaixo da projeção de 5,35 milhões de toneladas divulgada antes de um foco de gripe aviária em uma granja comercial no Rio Grande do Sul, em maio, que trouxe uma série de suspensões e embargos de importadores.

China e UE não retomaram importações

A grande maioria dos importadores já retomou as compras do Brasil – maior exportador global de carne de frango -, após o caso de gripe aviária em maio no Rio Grande do Sul ter sido encerrado, mas China e a União Europeia seguem com suspensões as compras.

Para Ricardo Santin, presidente da ABPA, o Brasil sai mais “resiliente” do problema sanitário, com uma “pequena queda” na exportação do ano, após uma situação que tem desafiado produtores de frango em todo o mundo.

Apesar do recuo ante o recorde no ano passado, a exportação de carne de frango do Brasil atingiu patamares “muito positivos”, destaca Santin.

Projeções

Para 2026, a ABPA projeta retomada do crescimento das exportações, estimadas em 5,5 milhões de toneladas. 

Já a produção de carne de frango do Brasil em 2025 foi estimada em até 15,4 milhões de toneladas, contra os 14,972 milhões em 2024, segundo a associação que reúne empresas como a BRF e JBS. Para 2026, são esperadas 15,7 milhões de toneladas.

Santin disse ainda que o panorama do setor é favorável, com custos sinalizando queda, diante da boa oferta global de milho, principal insumo da ração.