A Mastercard anunciou Marília Mendonça Garcia para o cargo de Chief Financial Officer da operação da empresa no Brasil. De acordo com a Forbes, a executiva já mais de 15 anos de experiência em cargos de liderança em grandes empresas, como Carrefour, Johnson & Johnson, Azul e LATAM.
Com a chegada de Garcia, a Mastercard passa a ter 44% do time de liderança no Brasil composto por mulheres.
Marília Mendonça Garcia é formada em Administração pelo Insper. Executiva tem sólida experiência em planejamento financeiro, controladoria, finanças corporativas e gestão estratégica. Na sua nova posição, o objetivo de Garcia será transformar a área financeira em um braço ainda mais estratégico e integrado ao negócio, com foco em inovação.
Mercado de luxo brasileiro movimentou R$ 98 bi entre 2022 e 2024
A segunda edição conduzida pela Bain & Company apontou um aumento de 26% nas vendas do Brasil entre 2022 e 2024. O estudo “A nova era de crescimento do mercado de luxo” afirma que os brasileiros despenderam R$ 98 bilhões em nove segmentos pesquisados, cujo topo dos gastos está em moda/itens pessoais, imóveis e automóveis, cada um com vendas de R$ 21 bilhões.
O levantamento vem em meio à turbulência do setor, que no ano passado registrou queda global de 1% após anos de escalada pós-pandemia.
Segundo o documento, a alta renda brasileira gastou R$ 17,3 bilhões em saúde; R$ 6,5 bilhões em aviação; R$ 4,2 bilhões em arte e móveis; R$ 3,8 bilhões em hotéis e experiências; R$ 2,1 bilhões em iates e R$ 1 bilhão em bebidas finas — o único recorte cuja receita caiu 1% no país, se convertida em dólares, de acordo com informações do Valor.
Entre os segmentos, as maiores taxas de crescimento anual ocorreram em automóveis (18%), hospitalidade (16%), saúde (15%) e imóveis (13%). Todos esses também registraram tíquete médio de vendas mais alto.