O Ibovespa iniciou o pregão desta sexta-feira (22) em alta, acompanhando o exterior, com os investidores atentos ao discurso de Jerome Powell, presidente do Fed (Federal Reserve), no simpósio de Jackson Hole. As falas do chair devem trazer sinais sobre a trajetória futura da política monetária dos EUA.
Os discursos anteriores de Powell no evento movimentaram os mercados, e a fala deste ano, marcada para as 11h (horário de Brasília), estará ainda mais sob os holofotes em meio às fortes críticas do presidente dos EUA, Donald Trump, que geraram receios sobre possíveis ameaças à independência do Fed.
Por volta das 10h17 (horário de Brasília), o Ibovespa operava em alta de 0,54%, aos 135.233,82 pontos. No mesmo horário, o dólar registrava queda de 0,18%, a R$ 5,46.
O que movimenta o Ibovespa hoje
A política e o impasse com os EUA seguem no radar do mercado. Nesta sexta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa, em Bogotá, da Reunião de Presidentes dos Estados Partes do Tratado de Cooperação Amazônica.
Além disso, Brasília recebe mais atenção com a pauta da Lei Magnitsky.
No cenário externo, as falas de Jerome Powell, que deve dar sinais sobre o andamento da política monetária dos EUA, são aguardadas com expectativa pelos investidores. Os mercados futuros agora precificam 66% de chance de uma redução de 25 pontos-base em setembro, contra 85% há apenas uma semana.
Agenda do dia
Indicadores
▪️ 03h00 – Alemanha/Destatis: PIB final do 2TRI
▪️ 14h00 – EUA/Baker Hughes: poços e plataformas de petróleo em operação
Eventos
▪️ 11h00 – EUA/Fed: Jerome Powell discursa no Simpósio Econômico de Jackson Hole
▪️ 17h15 – Ministro Alexandre de Moraes (STF) participa do 24º Fórum Empresarial Lide, no Rio