Eleições 2026

Ampla maioria ainda não sabe em quem votar para presidente

Pesquisa Genial/Quaest revela que 66% dos brasileiros se dizem indecisos em relação ao seu candidato a presidente nas eleições de 2026

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nada menos que dois terços dos brasileiros dizem ainda não ter um candidato de sua preferência para votar como presidente da República em 2026.

Essa é uma das constatações da pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (21), que avaliou os cenários eleitorais para o próximo ano.

De acordo com a pesquisa espontânea sobre as intenções de voto para presidente, quando não são mostradas aos entrevistados nenhuma lista com nomes de candidatos, um total de 66% disse ainda estar indeciso em relação a essa escolha.

Esse número de indecisos nas respostas espontâneas já foi de 80% apurados na pesquisa Genial/Quaest realizada em março, e havia caído para 68% no levantamento de abril.

Se aos indecisos forem somados os 4% que dizem pretender votar em branco ou nulo nas próximas eleições, seriam 70% os brasileiros que ainda não estão decididos para 2026.

Lula lidera entre os candidatos a presidente

Entre os candidatos apontados pelos eleitores de forma espontânea, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o mais mencionado, com 16% das intenções de voto.

Em segundo lugar aparece o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que apesar de inelegível, é apontado como opção para 2026 por 9% dos entrevistados.

Logo depois aparecem o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT); o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL); e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), todos com 1% das menções, cada.

Outros possíveis candidatos citados pelos entrevistados acumulam 1% no total.

Apesar de liderar nas menções espontâneas, o presidente Lula ainda enfrenta uma forte resistência à sua candidatura. Para 58% dos entrevistados, ele não deveria se candidatar a uma nova reeleição.

A Genial/Quaest apurou ainda que 39% defendem que Lula seja mais uma vez candidato a cumprir novo mandato de quatro anos como presidente.

Jair Bolsonaro possui rejeição maior

A pesquisa Genial/Quaest também perguntou aos seus entrevistas se temiam mais a continuidade do presidente por mais quatro anos ou um possível retorno de Jair Bolsonaro ao governo.

Em resposta a esta pergunta, um total de 47% dos entrevistados demonstrou medo de um retorno do ex-presidente, enquanto 39% rechaçaram um novo mandato do líder petista. Outros 8% disseram ter medo dos dois.

Na sondagem anterior da Genial/Quaest, realizada no mês de julho, 44% temiam a eleição de Bolsonaro e 41%, a de Lula.

O levantamento da Quaest foi realizado entre os dias 10 e 14 de julho. Foram entrevistadas 2.004 pessoas, de maneira presencial, com aplicação de questionários. O nível de confiança na amostra, ou seja, a chance de os resultados refletirem a realidade nesses parâmetros, é de 95%.