Pré-mercado

Café com BPM: bolsas recuam aguardando balanços e dados dos EUA 

Investidores aguardando dados econômicos dos EUA após Powell confirmar as suspeitas de um Possível corte de juros

Foto: Ibovespa/CanvaPro
Foto: Ibovespa/CanvaPro

As bolsas globais iniciam a semana em território negativo, com os índices futuros dos EUA, bem como os demais mercados, exceto o asiático, recuando na manhã desta segunda-feira (25). 

Nos próximos sete dias os destaques o balanço da Nvidia, a queridinha do mercado de inteligência artificial, na quarta-feira (27), e a divulgação do índice PCE (preços de despesas de consumo), medida de inflação preferida do Fed (Federal Reserve), na sexta-feira (29). O indicador será acompanhado de perto após o presidente do Fed, Jerome Powell, sinalizar na última sexta-feira (24), durante o Simpósio de Jackson Hole, que a primeira redução de juros pode estar próxima.

Depois de meses de cautela e avaliação de sinais de desaquecimento da economia americana, Powell adotou um tom mais favorável ao início do ciclo de cortes. Segundo a ferramenta FedWatch, do CME Group, os traders atribuem 84% de probabilidade a um corte de juros já na próxima reunião do Fed.

EUA

Além da inflação PCE, outros indicadores serão companhados, como o índice de confiança do consumidor, pedidos de bens duráveis, revisões do PIB (Produto Interno Bruto) do segundo trimestre. Enquanto isso, a Dell e a Marvell Technology divulgam seus resultados na quinta-feira.

Cotação de índices futuros:

Dow Jones Futuro: -0,14%

S&P 500 Futuro: -0,16%

Nasdaq Futuro: -0,22% 

Bolsas da Ásia 

As bolsas da Ásia fecharam em alta, liderados pelas ações da China e de Hong Kong, após o presidente do Fed, Jerome Powell, sinalizou que o Banco Central poderia começar a flexibilizar a política monetária no mês que vem, em seu aguardado discurso anual em Jackson Hole, Wyoming.

Shanghai SE (China), +1,51%

Nikkei (Japão): +0,41%

Hang Seng Index (Hong Kong): +1,82%

Nifty 50 (Índia): +0,54%

ASX 200 (Austrália): +0,06%

Europa

As bolsas europeias operam em baixa nesta manhã, ao passo que parte da euforia em torno das expectativas de cortes nas taxas de juros do Fed diminuiu.

Além disso, a liquidez pode estar menor do que o normal, com os mercados do Reino Unido fechados devido a um feriado.

STOXX 600: -0,20%

DAX (Alemanha): -0,40%

FTSE 100 (Reino Unido): +0,13%

CAC 40 (França): -0,49%

FTSE MIB (Itália): +0,17% 

Ibovespa: relembre a véspera 

Desde que a semana começou, os olhares estavam voltados para o Simpósio de Jackson Hole, onde Jerome Powell, presidente do Fed (Federal Reserve), iria discursar sobre a política monetária e o corte dos juros básicos dos EUA.

mercado fechou o dia 100% verde. O índice Ibovespa disparou nesta sexta-feira (22), com alta de 2,57%, o maior avanço diário desde o dia 9 de abril, chegando próximo dos 138 mil pontos. Na semana, o principal índice acionário brasileiro conquistou 1,2% de ganhos. No mês, a carteira avançou 3,68% e, do começo do ano até aqui, valorizou 14,7%.

Os mercados de capitais ao redor do mundo dependia muito do que seria dos juros americanos. A confirmação do provável corte nos juros para o mercado americano reduziu o apelo dos treasuries e, assim, os investidores buscaram oportunidades ao redor do mundo, incluindo no Brasil.

Agenda do dia

Indicadores
▪️ 05h00 – Alemanha: Índice Ifo de sentimento das empresas em agosto
▪️ 08h00 – FGV: IPC-S semanal
▪️ 08h25 – BC: Relatório Focus
▪️ 09h30 – EUA/Fed de Chicago: Índice de atividade nacional de julho
▪️ 11h00 – EUA: Vendas de moradias novas em julho
▪️ 15h00 – Secex: Balança comercial semanal

Eventos
▪️ 14h00 – México: Galípolo participa de seminário do Banxico
▪️ 16h15 – Lorie Logan (Fed) discursa em conferência
▪️ 20h15 – John Williams (Fed) participa de conferência
▪️ Reino Unido: Feriado fecha bolsa de Londres