Bruno Costa

CBF mira mercado internacional e cria escritório em Miami

A abertura da sede faz parte do planejamento estratégico da gestão de Samir Xaud, que prevê ampliar o alcance da marca da CBF

Foto: Joilson Marconne / CBF
Foto: Joilson Marconne / CBF

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) deu um passo importante na expansão de sua marca e na aproximação com os mercados globais do futebol. A menos de um ano da Copa do Mundo de 2026, a entidade contratou o executivo Bruno Costa para chefiar seu primeiro escritório internacional, que será instalado em Miami, nos EUA.

A abertura da sede faz parte do planejamento estratégico da gestão de Samir Xaud, que prevê ampliar o alcance da marca da CBF em mercados internacionais. A escolha de Miami foi influenciada pelo fato de aproximadamente 75% dos jogos do próximo Mundial acontecerem nos EUA e pela presença de entidades como a Fifa e a Concacaf na cidade, considerada um hub global de negócios esportivos.

“Esse é um movimento inédito e pioneiro da CBF em termos de internacionalização. Acreditamos que esta sede internacional nos colocará um passo à frente em termos de gestão. Esta base nos permitirá estar mais próximos de fãs, da comunidade brasileira fora do país e de potenciais parceiros comerciais”, afirmou o presidente da CBF, Samir Xaud, em nota oficial.

Bruno Costa na CBF

Para liderar o projeto, a confederação escolheu Bruno Costa, executivo com mais de 20 anos de experiência no mercado do futebol. Ele já atuou na própria CBF como Diretor de Operações das Seleções de Base (2002 a 2007), Observador Técnico da Seleção Principal e Diretor de Scout das Seleções de Base (2012 a 2015). No futebol norte-americano, foi Diretor Esportivo e de Scout do Fort Lauderdale Strikers (2016-2017) e Diretor de Scout do San Jose Earthquakes (2017-2023).

Costa é formado em Gestão Esportiva pela UniverCidade, possui especialização em Gestão do Futebol pela Fifa e o certificado Fifa em Gestão de Clubes.

Oportunidades e desenvolvimento no futebol

“Esta nova oportunidade na CBF foi como uma convocação para mim. Por ter conhecimento deste mercado, ter vivido nos Estados Unidos por vários anos e conhecer seus principais players, me coloquei à disposição para colaborar neste projeto. O escritório em Miami vai servir como um ponto de contato estratégico, para promover intercâmbio de conhecimentos, trazer oportunidades de mercado e ser a base para implementação de programas de desenvolvimento no futebol”, declarou o executivo.