Ministério da Agricultura

Chile e Arábia Saudita retiram restrições sobre frango brasileiro

O Brasil tem agora 41 países sem restrição de exportação ao frango brasileiro.

Aves brasileiras (Foto: reprodução/Ministério da Agricultura e Pecuária)
Aves brasileiras (Foto: reprodução/Ministério da Agricultura e Pecuária)

Chile e Arábia Saudita retiraram as restrições temporárias impostas à importação de carne de aves do Brasil, após a conclusão do foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), registrado no município de Montenegro (RS).

De acordo com as informações publicadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) nesta segunda-feira (25), Namíbia e Macedônia do Norte também retiraram as restrições.

Com essas informações, o Brasil tem agora 41 países sem restrição de exportação ao frango brasileiro.

Canadá, China, Malásia, Paquistão, Timor-Leste, União Europeia seguem em suspensão total das exportações de carne de aves do Brasil. Armênia, Bielorrússia, Cazaquistão, Omã, Quirguistão, Rússia, Tajiquistão e Ucrânia mantém suspensão restrita ao estado do Rio Grande do Sul. O Japão tem a suspensão limitada aos municípios Campinápolis e Santo Antônio da Barra.  Maurício, São Cristóvão e Nevis, Suriname e Uzbequistão têm suspensão suspensão limitada à zona

ABPA: exportação de carne de frango do Brasil cairá em 2025

A exportação de carne de frango do Brasil em 2025 foi estimada nesta quarta-feira (20) em até 5,2 milhões de toneladas, com queda na comparação com o volume recorde registrado no ano passado, de 5,295 milhões de toneladas, segundo a ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal).

As exportações totais deste ano deverão ficar abaixo da projeção de 5,35 milhões de toneladas divulgada antes de um foco de gripe aviária em uma granja comercial no Rio Grande do Sul, em maio, que trouxe uma série de suspensões e embargos de importadores.

China e UE não retomaram importações

A grande maioria dos importadores já retomou as compras do Brasil – maior exportador global de carne de frango -, após o caso de gripe aviária em maio no Rio Grande do Sul ter sido encerrado, mas China e a União Europeia seguem com suspensões as compras.

Para Ricardo Santin, presidente da ABPA, o Brasil sai mais “resiliente” do problema sanitário, com uma “pequena queda” na exportação do ano, após uma situação que tem desafiado produtores de frango em todo o mundo.