O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores nacional, a B3, opera em alta nesta terça-feira (2), pressionado pelo início do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no STF (Supremo Tribunal Federal).
Além disso, o PIB brasileiro do segundo trimestre avançou 0,4%, acima da mediana das projeções de 0,3%.
Por volta das 13h00 (horário de Brasília), o Ibovespa recuava 0,76%, aos 140.205,69 pontos, segundo dados da B3.
Já o dólar comercial recuava 0,40% no mesmo horário, cotado a R$ 5,46.
STF inicia julgamento final de Bolsonaro por tentativa de golpe
A Primeira Turma do STF começou a reta final do processo por tentativa de golpe de Estado, envolvendo Bolsonaro e mais sete réus.
O julgamento teve início às 9h (horário de Brasília), com a leitura do relatório da ação pelo ministro Alexandre de Moraes. Em seguida, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, terá duas horas para apresentar sua sustentação oral, pedindo a condenação de Bolsonaro.
As defesas dos réus terão uma hora cada para se manifestar, começando pelos advogados do ex-ajudante de ordens Mauro Cid, que fez delação premiada.
A defesa do ex-presidente será a quinta a falar, com previsão para a manhã de quarta-feira. Após as manifestações, os ministros votarão em sequência, com expectativa de conclusão do voto de Moraes apenas na próxima semana.
Bolsonaro é formalmente acusado de cinco crimes: tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; tentativa de golpe de Estado; participação em organização criminosa armada; dano qualificado; e deterioração de patrimônio tombado.
Se condenado, poderá pegar até 43 anos de prisão, considerando agravantes.
Além do impacto político, o mercado acompanha o julgamento com atenção devido a possíveis sanções internacionais.
Há temores de que, em caso de condenação, o presidente dos EUA, Donald Trump, adote medidas contra o Brasil, aumentando a tensão comercial entre os países.
Cotação dos índices dos EUA
Dow Jones: -1,17%
S&P 500: -1,47%
Nasdaq: -1,82%