Plano estratégico para 2026

Kraft Heinz anuncia que vai se subdividir, após dez anos de megafusão

Divisão criará duas companhias independentes, uma focada em molhos globais e outra em itens básicos na América do Norte

Portfólio da Kraft Heinz, no Brasil. Foto: Divulgação
Portfólio da Kraft Heinz, no Brasil. Foto: Divulgação

A Kraft Heinz anunciou nesta terça-feira (2) que planeja dividir suas operações em duas companhias independentes, após dez anos de megafusão articulada pelo bilionário Warren Buffett e pela 3G Capital, dos bilionários brasileiros, Jorge Paulo Lemann, Marcell Herrmann Telles e Carlos Alberto Sicupira.

Segundo a empresa, a bipartição deve ser concluída no segundo semestre de 2026 e tem como objetivo simplificar a estrutura, reduzir a complexidade e aumentar o foco nas operações.

Como ficarão as novas empresas da Kraft Heinz?

Uma das companhias irá atuar globalmente e será responsável pela fabricação de molhos, temperos e pastas, incluindo as marcas como o ketchup Heinz, cream cheese Philadelphia e Kraft Mac & Cheese.

A outra será focada em itens básicos de supermercado disponibilizados na América do Norte, com marcas como Oscar Mayer, Kraft Singles, Lunchables e Capri Sun. O faturamento estimado é de US$ 10 bilhões (cerca de R$ 54 bilhões, na cotação atual).

O atual CEO da Kraft Heinz, Carlos Abrams-Rivera, assumirá a liderança da divisão norte-americana, enquanto o conselho de administração busca nomes para dirigir a operação global.

Principais desafios 

Nos últimos anos, a companhia vem enfrentando queda na demanda por alguns de seus principais produtos, como maionese, macarrão instantâneo e sucos.

Em julho, a companhia registrou prejuízo no segundo trimestre, com perda de US$ 9,3 bilhões (cerca de R$ 50 bilhões), reflexo da desvalorização de suas ações na bolsa americana.

Para retomar seu lugar, a Kraft Heinz vem apostando em produtos mais acessíveis e na revisão de receitas.