Política comercial dos EUA

Trump isenta ouro e urânio de tarifas; café pode entrar na lista

O presidente Donald Trump decide suspender tarifas sobre metais preciosos e raros e abre possibilidade para incluir café, especiarias e produtos farmacêuticos genéricos, enquanto produtos de silicone continuam sujeitos às taxas

Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump / Foto: RS/ Fotos Públicas

O presidente Donald Trump agiu para isentar grafite, tungstênio, urânio, barras de ouro e outros metais de suas tarifas nacionais, enquanto manteve produtos de silicone sujeitos às taxas.

As mudanças entram em vigor na segunda-feira (8), por meio de uma ordem executiva emitida na sexta-feira (5).

A diretriz também pode acelerar a implementação de acordos comerciais sob medida entre os EUA e outros países, permitindo a suspensão de tarifas sobre peças de aeronaves, produtos farmacêuticos genéricos, e produtos que não podem ser cultivados ou produzidos no mercado interno, como especiarias, café e metais raros.

A medida formaliza o plano para isentar barras de ouro das tarifas, após confusão causada por decisão da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA que indicava que o ouro estaria sujeito a impostos de importação.

Segundo a ordem, as mudanças foram recomendadas por autoridades dos EUA e são consideradas “necessárias e apropriadas para lidar com a emergência nacional” declarada por Trump em abril.

O Representante de Comércio dos EUA e o Departamento de Comércio terão poderes para implementar acordos-quadro com outras nações, incluindo a União Europeia, Japão e Coreia do Sul, eliminando a necessidade de novas ordens executivas do presidente.

O chefe de comércio da UE, Maros Sefcovic, elogiou a medida em post no X, afirmando que “abre caminho para que as tarifas de carros e peças caiam para 15% e garante isenções importantes do limite de 15%”. A União Europeia busca evitar tarifas mais altas dos EUA em seu setor automotivo.

As tarifas globais de Trump fazem parte de seu esforço para enfrentar desequilíbrios comerciais, que ele considera ameaça à segurança nacional. Antes de aumentar dezenas de taxas específicas por país, Trump havia fechado acordos para estabelecer taxas mais baixas em troca da remoção de barreiras aos produtos americanos.

A medida também suspende tarifas sobre minerais críticos usados em indústria aeroespacial, eletrônicos de consumo e dispositivos médicos. Produtos farmacêuticos, como pseudoefedrina e antibióticos, ganham novo alívio.

Enquanto isso, produtos de silicone permanecem sujeitos às tarifas, e Trump estende algumas taxas recíprocas para resina e hidróxido de alumínio.