Pré-mercado

Café com BPM: bolsas avançam à espera de dados de inflação nos EUA

Nesta semana saem o PPI (índice de preços ao produtor ) e o CPI (índice de preços ao consumidor)

Ibovespa
Ibovespa sobe 1% na semana e fecha perto dos 138 mil pontos. (Foto: CanvaPro)

As bolsas globais operam em território positivo na manhã desta segunda-feira (8), em semana marcada pela divulgação de dados de inflação nos EUA.

Nesta semana saem o PPI (índice de preços ao produtor ) na quarta-feira e o CPI (índice de preços ao consumidor) na quinta-feira.

Os números vêm após o payroll de agosto, que mostrou fraqueza no mercado de trabalho e reforçou as apostas de que o Fed (Federal Reserve) deve reduzir os juros já na reunião da próxima semana.

EUA

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse no domingo que líderes europeus visitariam os Estados Unidos na segunda (8) e terça-feira (9) para discutir como resolver a guerra entre Rússia e Ucrânia. Trump acrescentou que “não estava satisfeito” com o status da guerra, após repórteres perguntarem sobre o enorme ataque aéreo russo. Mas ele novamente expressou confiança de que a guerra seria resolvida em breve.

Cotação de índices futuros

Dow Jones Futuro: +0,17%

S&P 500 Futuro: +0,22%

Nasdaq Futuro: +0,33% 

Bolsas da Ásia

As bolsas da Ásia fecharam fecharam em alta, ao passo que investidores avaliavam o anúncio de renúncia do primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, no fim de semana e observavam dados econômicos importantes na região.

Shanghai SE (China), +0,38%

Nikkei (Japão): +1,45%

Hang Seng Index (Hong Kong): +0,76%

Nifty 50 (Índia): +0,44%

ASX 200 (Austrália): -0,24%

Europa

As bolsas europeias operam em alta nesta manhã, enquanto investidores acompanham o voto de confiança na França. O país pode em breve iniciar a busca por seu quinto primeiro-ministro em apenas três anos, a medida que se avança uma crise política que mergulha a segunda maior economia da zona do euro em turbulência. François Bayrou enfrenta hoje o voto de confiança, que tende a ser derrotado.

STOXX 600: +0,21%

DAX (Alemanha): +0,63%

FTSE 100 (Reino Unido): +0,16%

CAC 40 (França): +0,19%

FTSE MIB (Itália): +0,36% 

Ibovespa: relembre a véspera

O Ibovespa, referência acionária do mercado brasileiro, fechou a sessão desta sexta-feira (5) com forte alta de 1,17% e bateu o recorde de fechamento, aos 142.640,14 pontos. O índice chegou a bater os 143.408,64 pontos na máxima do dia e encerrou a semana com um acréscimo de 0,9%.

No cenário nacional, o Cade validou a fusão entre a BRF (BRFS3) e Marfrig (MRFG3), enquanto as petrolíferas caíram quase 3% seguindo tendência do petróleo global.

Para Gabriel Mollo, analista de investimentos da Daycoval Corretora, a nova máxima histórica da bolsa está ligada à divulgação do payroll, que chegou a um terço do que era esperado, e isso pode corroborar na entrada de capital estrangeiro nos mercados emergentes, entre eles o brasileiro. 

Agenda do dia

Índices

▪️ 03h00 – Alemanha: Produção industrial de julho

▪️ 07h00 – OCDE: CPI de julho

▪️ 08h00 – FGV: IGP-DI de agosto

▪️ 08h00 – FGV: IPC-S (semanal)

▪️ 08h25 – BC: Relatório Focus

▪️ 15h00 – Secex: Balança comercial (semanal)

▪️ 16h00 – EUA/Fed: Crédito ao consumidor em julho

Eventos

▪️ 07h30 – Suíça: Galípolo participa de reuniões do BIS

▪️ 14h00 – BC: Diretor Nilton David tem audiência com investidores estrangeiros promovida pelo Santander

▪️ França: Assembleia Nacional faz voto de confiança sobre primeiro-ministro François Bayrou    

▪️ China: Comitê Permanente do Congresso Nacional do Povo