As bolsas globais operam em território positivo na manhã desta segunda-feira (8), em semana marcada pela divulgação de dados de inflação nos EUA.
Nesta semana saem o PPI (índice de preços ao produtor ) na quarta-feira e o CPI (índice de preços ao consumidor) na quinta-feira.
Os números vêm após o payroll de agosto, que mostrou fraqueza no mercado de trabalho e reforçou as apostas de que o Fed (Federal Reserve) deve reduzir os juros já na reunião da próxima semana.
EUA
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse no domingo que líderes europeus visitariam os Estados Unidos na segunda (8) e terça-feira (9) para discutir como resolver a guerra entre Rússia e Ucrânia. Trump acrescentou que “não estava satisfeito” com o status da guerra, após repórteres perguntarem sobre o enorme ataque aéreo russo. Mas ele novamente expressou confiança de que a guerra seria resolvida em breve.
Cotação de índices futuros
Dow Jones Futuro: +0,17%
S&P 500 Futuro: +0,22%
Nasdaq Futuro: +0,33%
Bolsas da Ásia
As bolsas da Ásia fecharam fecharam em alta, ao passo que investidores avaliavam o anúncio de renúncia do primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, no fim de semana e observavam dados econômicos importantes na região.
Shanghai SE (China), +0,38%
Nikkei (Japão): +1,45%
Hang Seng Index (Hong Kong): +0,76%
Nifty 50 (Índia): +0,44%
ASX 200 (Austrália): -0,24%
Europa
As bolsas europeias operam em alta nesta manhã, enquanto investidores acompanham o voto de confiança na França. O país pode em breve iniciar a busca por seu quinto primeiro-ministro em apenas três anos, a medida que se avança uma crise política que mergulha a segunda maior economia da zona do euro em turbulência. François Bayrou enfrenta hoje o voto de confiança, que tende a ser derrotado.
STOXX 600: +0,21%
DAX (Alemanha): +0,63%
FTSE 100 (Reino Unido): +0,16%
CAC 40 (França): +0,19%
FTSE MIB (Itália): +0,36%
Ibovespa: relembre a véspera
O Ibovespa, referência acionária do mercado brasileiro, fechou a sessão desta sexta-feira (5) com forte alta de 1,17% e bateu o recorde de fechamento, aos 142.640,14 pontos. O índice chegou a bater os 143.408,64 pontos na máxima do dia e encerrou a semana com um acréscimo de 0,9%.
No cenário nacional, o Cade validou a fusão entre a BRF (BRFS3) e Marfrig (MRFG3), enquanto as petrolíferas caíram quase 3% seguindo tendência do petróleo global.
Para Gabriel Mollo, analista de investimentos da Daycoval Corretora, a nova máxima histórica da bolsa está ligada à divulgação do payroll, que chegou a um terço do que era esperado, e isso pode corroborar na entrada de capital estrangeiro nos mercados emergentes, entre eles o brasileiro.
Agenda do dia
Índices
▪️ 03h00 – Alemanha: Produção industrial de julho
▪️ 07h00 – OCDE: CPI de julho
▪️ 08h00 – FGV: IGP-DI de agosto
▪️ 08h00 – FGV: IPC-S (semanal)
▪️ 08h25 – BC: Relatório Focus
▪️ 15h00 – Secex: Balança comercial (semanal)
▪️ 16h00 – EUA/Fed: Crédito ao consumidor em julho
Eventos
▪️ 07h30 – Suíça: Galípolo participa de reuniões do BIS
▪️ 14h00 – BC: Diretor Nilton David tem audiência com investidores estrangeiros promovida pelo Santander
▪️ França: Assembleia Nacional faz voto de confiança sobre primeiro-ministro François Bayrou
▪️ China: Comitê Permanente do Congresso Nacional do Povo