Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa opera em queda com percepção de risco na Argentina; dólar sobe

Mercado pressiona índices brasileiros após desempenho negativo na Argentina e atenção a indicadores globais

Foto: CanvaPro / Ibovespa
Foto: CanvaPro / Ibovespa

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores nacional, a B3, opera em alta nesta quinta-feira (4), pela queda das ações de bancos e pelo cenário político doméstico e externo.

Por volta das 13h00 (horário de Brasília), o Ibovespa recuava 0,69%, aos 141.647,470 pontos, segundo dados da B3.

Já o dólar comercial avançava 0,26% no mesmo horário, cotado a R$ 5,42.

Mercado reage a política doméstica e instabilidade regional

No Brasil, o recuo do índice é atribuído principalmente à perda de fôlego após a forte alta da semana passada e à atenção do mercado ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo STF, que será concluído nesta sexta-feira (12). 

Investidores ainda reagem a declarações de políticos, como as críticas do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ao ministro Alexandre de Moraes, que reforçam a percepção de instabilidade institucional.

Argentina e dados econômicos internacionais impactam Ibovespa

No exterior, o desempenho do mercado argentino também afeta os ativos brasileiros. Após a derrota do partido do presidente Javier Milei nas eleições legislativas da província de Buenos Aires, o índice Merval despencou 13%, pressionando o humor do mercado regional. 

Além disso, a semana é marcada por importantes indicadores econômicos globais: divulgação do índice de preços ao produtor nos EUA (quarta-feira), inflação oficial do Brasil (IPCA, quarta-feira), reunião de política monetária do BCE (quinta-feira) e índice de confiança do consumidor americano (sexta-feira).

Cotação dos índices dos EUA

Dow Jones: +0,17%

S&P 500: +0,34%

Nasdaq: +0,69%