Inserção na Ásia

Indonésia amplia em 80% frigoríficos de exportação de carne bovina Brasileira

Com a decisão, 38 estabelecimentos passam a estar autorizados a atender o mercado local

carne
(Foto: Carne/CanvaPro)

A Indonésia habilitou 17 novos frigoríficos brasileiros para exportar carne bovina para o país; com a decisão, 38 estabelecimentos passam a estar autorizados a atender o mercado local, o que representa um aumento de 80% no número de frigoríficos habilitados.

A medida é resultado de negociações bilateriais e de inspeções presenciais realizadas no mês passado por autoridades sanitárias indonésias. Informações foram divulgadas pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) nesta segunda-feira (8).

De acordo com a CNN, o país é considerado estratégico pelas autoridades do governo federal para a inserção na Ásia. A Indonésia tem mais de 270 milhões de habitantes e é o quarto país mais populoso do mundo e vem ampliando suas importações para suprir a crescente demanda de proteínas animais.

As habilitações resultam de um processo de negociação conduzido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI) e da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), em articulação com o adido agrícola do Brasil em Jacarta, a Embaixada do Brasil na Indonésia e o setor privado nacional, que atuaram de forma conjunta para atender às exigências das autoridades locais.

UE reconhece o Brasil como livre da gripe aviária

União Europeia reconheceu o Brasil como livre da gripe aviária e validou o retorno das exportações de carne de frango brasileiras aos países do bloco.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, juntamente com o ministro da Pesca, André de Paula, se reuniram com o comissário de Saúde da União Europeia Oliver Várhelyi, por meio de uma videoconferência para tratar da questão. 

“Tivemos boas notícias. Primeiro o reconhecimento do status para o Brasil de livre da gripe aviária, o que vai nos permitir a retomada das exportações para a Europa”, afirmou Carlos Fávaro, em uma postagem na plataforma X.