
A Adecoagro assinou um acordo para adquirir a participação em 50% da Nutrien na Profertil, a maior produtora de ureia granular da América do Sul, sediada na Argentina. Comunicado foi divulgado nesta segunda-feira (8).
A transação está sujeita às condições habituais de fechamento e estima-se que seja concluída antes do fim de 2025. O Rabobank está atuando na consultoria financeiro exclusiva da Adecoagro/ACA.
A metade restante da Profertil é propriedade de YPF, a maior produtora de petróleo e gás da Argentina, informou o comunicado da Adecoagro, que tem 210,4 mil hectares de terras agrícolas e várias instalações industriais espalhadas pelas regiões mais produtivas da Argentina, Brasil e Uruguai, onde produz cerca de 3,1 milhões de toneladas de produtos agrícolas e mais de 1 milhão de MWh de eletricidade renovável, afirma a CNN.
A companhia vai realizar a compra por meio de uma parceria de 80%-20% com a ACA (Asociación de Cooperarivas Argentinas), uma das principais operadoras do país na comercialização de grãos e oleaginosas, bem como na produção e distribuição de insumos agrícolas.
Segundo o acordo de acionistas da Profertil, o proprietário dos 50% restantes tem direito de preferência de 90 dias para comprar a participação da Nutrien nos mesmos termos e condições. O preço de compra das ações da Nutrien na Profertil é estimado em aproximadamente US$ 600 milhões.
“Esta transação constitui uma oportunidade estratégica para a Adecoagro”, disse Mariano Bosch, cofundador e CEO da Adecoagro.
Ele acrescentou: “A Profertil é uma das melhores empresas da Argentina, estrategicamente localizada com acesso a um fornecimento de gás competitivo, em uma região que é importadora líquida de ureia. Na Adecoagro, sempre nos concentramos em ser o produtor de menor custo, e a Profertil compartilha essa mesma filosofia. Acreditamos que esta aquisição é um excelente ajuste para nossa plataforma agroindustrial, permitindo-nos continuar diversificando nossas operações e reduzindo a volatilidade em nossos resultados.”
Sobre as empresas
De acordo com a CNN, a Adecroagro é empresa líder em produção sustentável na América do Sul.
Já a Profertil é uma das produtoras de ureia e amônia com maior eficiencia em termos de custo no mundo. Com a capacidade anual de aproximadamente 1,3 milhãos de toneladas métricas de ureia e 790 mil toneladas métricas de amônia, a empresa fornece cerca de 60% do consumo de ureia na Argentina.
A empresa tem um complexo petroquímico industrial de última geração em Bahía Blanca – o mais importante polo petromquímico da Argentina – tem acesso a gás natural e eletricidade a preços competitivos. A Profertil tem um negócio com receita totalmente dolarizada.