O Merval, principal índice do mercado financeiro da Argentina, desabou 12% por volta das 12h30 desta segunda-feira (8), após o partido do presidente Javier Milei ser derrotado nas eleições regionais no domingo (7).
De acordo com a Veja Negócios, o índice operava aos 1.766.043 pontos. Ao mesmo tempo o dólar disparava 5,26% ante ao peso argentino. A moeda americana estava cotada em 1.436,7806 pesos.
O partido de Milei, o La Libertad Avanza, registrou 34,15% na província de Buenos Aires, um importante termômetro nas eleições dos “hermanos”. Já a oposição peronista ficou com mais de 7 pontos percentuais à frente, com 41,75% dos votos. Por mais que a vitória fosse esperada, a margem surpreendeu o mercado.
No dia 26 de outubro a Argentina realizará as eleições legislativas nacionais e o pleito de Buenos Aires indica que Milei não terá facilidade para convencer a maioria dos eleitores. As eleições de meio de mandato são essenciais para que o governo Milei aprove mais reformas econômicas no país, uma derrota com ampla margem significaria parar a agenda reformista.
As eleições regionais ocorrem após o surgimento de alegações de corrupção no governo Milei. O principal nome envolvido nas denúncia dos esquema é o da irmã do presidente argentino, Karina Milei, que ele nomeou como Secretária Geral da Presidência ao assumir o poder.
Argentina tem superávit primário pelo 7º mês consecutivo
O governo da Argentina registrou em julho um superávit primário de 1,75 trilhão de pesos, aproximadamente US$ 1,27 bilhão, marcando o sétimo mês consecutivo de saldo positivo nas contas públicas do país em 2025, segundo informações do portal InfoMoney.
O dado foi divulgado na última segunda-feira (18) pelo Ministério da Economia e reforça a meta do presidente Milei de manter o “déficit zero” como âncora fiscal.
Apesar do superávit primário, o resultado financeiro foi negativo em 168,5 bilhões de pesos no mês, refletindo o pagamento de quase 1,92 trilhão de pesos em juros da dívida. Ainda assim, no acumulado de janeiro a julho, o setor público apresenta superávit primário de 1,1% do PIB e superávit financeiro de 0,3% do PIB.