Abertura de mercado

Ibovespa abre em alta com julgamento de Bolsonaro e indicadores econômicos; dólar sobe

Por volta das 10h13 (horário de Brasília), o Ibovespa subia 0,33%, aos 142.818,10 pontos

Ibovespa
Ibovespa (Foto: Canva)

O Ibovespa, principal índice da B3 (B3SA3), abriu o pregão desta quinta-feira (11) em alta, com investidores atentos aos dados do varejo no Brasil e ao CPI nos Estados Unidos, que podem trazer pistas sobre a próxima decisão do Federal Reserve (Fed) em relação à taxa de juros norte-americana.

No cenário doméstico, o foco permanece no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado, em análise na Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal). A atenção se intensificou após o voto do ministro Luiz Fux, na véspera, que absolveu o ex-presidente de todas as acusações em uma manifestação de mais de nove horas.

Por volta das 10h13 (horário de Brasília), o Ibovespa subia 0,33%, aos 142.818,10 pontos. No mesmo horário, o dólar comercial avançava 0,04%, cotado a R$ 5,40.

Ibovespa avança com investidores atentos ao mercado interno

Nesta manhã, Brasília concentra as atenções com a retomada do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro à tarde, quando será a vez do voto da ministra Cármen Lúcia. Caso ela se posicione pela condenação, poderá formar maioria contra Bolsonaro. Até o momento, o relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, e o ministro Flávio Dino votaram pela condenação do ex-presidente e dos demais réus. Após o voto de Cármen, restará apenas a manifestação do presidente da Turma, ministro Cristiano Zanin.

Ainda no cenário local, as vendas no varejo brasileiro recuaram 0,3% em julho, na comparação com o mês anterior, e cresceram 1,0% em relação a julho de 2023, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A expectativa em pesquisa da Reuters era de queda de 0,30% na comparação mensal e de alta de 0,80% na base anual.

Nos Estados Unidos, o CPI (Índice de Preços ao Consumidor) subiu 0,4% em agosto, após avanço de 0,2% em julho, informou nesta quinta-feira o Departamento do Trabalho. Em 12 meses até agosto, o indicador acumulou alta de 2,9% — o maior aumento desde janeiro — após ter registrado 2,7% em julho.

Agenda do dia

Indicadores

▪️ Áustria: Relatório mensal da Opep

▪️ 05h00 – França: AIE divulga relatório mensal sobre petróleo

▪️ 08h00 – Turquia: BC divulga decisão de política monetária

▪️ 09h15 – Zona do euro: BCE divulga decisão de política monetária

▪️ 09h00 – IBGE: Vendas no varejo restrito e vendas no varejo ampliado de julho e levantamento Sistemático da Produção Agrícola de agosto

▪️ 09h30 – EUA Deptº do Trabalho: pedidos de auxílio-desemprego da semana até 6/9; Índice de Preços ao Consumidor (CPI) e Núcleo do CPI de agosto

Eventos

▪️ 14h00 – STF: 1ª Turma entra na fase final do julgamento da trama golpista

▪️ 09h45 – Zona do euro/BCE: Christine Lagarde participa de coletiva de imprensa após decisão de política monetária