Réu na trama golpista

General Braga Netto é condenado pelo STF a 26 anos de prisão

Ex-ministro da Defesa e da Casa Civil terá que pagar 24 anos de reclusão em regime fechado, 2 anos de detenção e multa de um salário mínimo durante 100 dias

General Braga Netto / Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
General Braga Netto / Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) condenou o general Walter Braga Netto, a 26 anos de prisão por trama golpista, sendo 24 anos de reclusão em regime fechado e 2 anos de detenção. Além disso, o general deverá pagar por dia durante 100 dias uma multa equivalente a um salário mínimo.

O general foi réu na Suprema Corte pelos crimes de golpe de Estado, organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, deterioração de patrimônio tombado e dano qualificado contra o patrimônio da União.

Braga Netto é ex-ministro da Defesa e da Casa Civil e foi candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro nas eleições de 2022.

STF condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado pela Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) a 27 anos e 3 meses de prisão pelos crimes de organização criminosa armada, golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, deterioração de patrimônio tombado e dano qualificado contra o patrimônio da União.

O placar ficou em 4 a 1 pela condenação. Os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin formaram a maioria pela condenação. Somente o ministro Luiz Fux votou pela absolvição do ex-presidente.

Ministros definem dosimetria para os réus neste momento.

Em atualização…