Nas alturas

Azul (AZUL4) e Gol (GOLL54) saltaram até 17% nesta sexta (12)

Negociadas fora do Ibovespa, as empresas chegaram a saltar 60% e 40%, respectivamente em meio a um movimento de short squeeze

Aviões da Gol e Azul
Aviões da Gol e Azul / Foto: Divulgação

As ações da Azul (AZUL4) e Gol (GOLL54) performaram entre as maiores altas da bolsa brasileira no pregão desta sexta-feira (12), na contramão do principal índice do Brasil, o Ibovespa. Entre as máximas do dia, as ações da Azul chegaram a saltar 17%, enquanto a Gol subiu 10%.

Negociadas fora do índice, os papéis da Azul (AZUL4) fecharam com alta de 4,10%, custando R$ 1,27. Enquanto a da Gol (GOLL54) avançou 9,34%, a R$ 6,79.

No início desta semana, Azul e Gol chegaram a saltar mais de 60% e 40%, respectivamente, em meio a um movimento de short squeeze.

O short squeeze é caracterizado pela rápida alta de uma ação, forçando os investidores que apostaram na queda do preço do ativo a recomprar as ações para conter a perda. É justamente essa recompra que puxa o valor da ação para cima novamente.

No último mês, as ações da Azul acumulam alta de mais de 116% em meio a este movimento, enquanto Gol tem avanço acumulado de 19%. Vale lembrar que esta última deixou recentemente o Chapter 11 – processo semelhante à recuperação judicial no Brasil, só que nos EUA.

Cade dá prazo para que Gol e Azul informem sobre acordo conjunto

Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) determinou que as companhias aéreas Gol Azul apresentem, em até 30 dias após serem notificadas, cópia e detalhes do acordo de cooperação comercial (codeshare). As empresas firmaram este acordo em maio de 2024, com o intuito de “conectar suas malhas aéreas.”

Com a decisão, Gol e Azul ficam proibidas de expandir as rotas conjuntas até que o Cade dê a palavra final sobre o mérito e as eventuais consequências do acordo. Se as empresas não submeterem os detalhes da parceria ao conselho dentro do prazo de 30 dias, deverão suspender o acordo, respeitando os direitos dos clientes que tenham adquirido passagens aéreas vendidas conjuntamente.

O procedimento apuratório inicial não diz respeito ao mérito da cooperação comercial e seus efeitos, mas apenas à necessidade das empresas informarem o Cade sobre a estratégia e cláusulas contratuais. 

Segundo a Gol, a parceria entre as companhias inclui, no início, as rotas domésticas exclusivas, ou seja, aquelas operadas por apenas uma das duas, e também os programas de fidelidade, de forma a permitir que, ao adquirirem bilhetes para trechos incluídos no codeshare, os clientes acumulem pontos ou milhas no programa de sua escolha.