Pré-mercado

Ibovespa abre em alta em semana marcada por ‘super quarta’; dólar cai

Os mercados aguardam o início do ciclo de corte de juros nos EUA e uma manutenção da Selic (taxa básica de juros) em 15% ao ano no Brasil

Ibovespa
Ibovespa sobe 1% na semana e fecha perto dos 138 mil pontos. (Foto: CanvaPro)

O Ibovespa, principal índice acionário da Bolsa de Valores nacional, a B3 (B3SA3), iniciou o pregão desta segunda-feira (15) em alta, em semana marcada pela “super quarta”, dia em que o Fed (Federal Reserve) e o Copom (Comitê de Política Monetária) anunciam suas decisões sobre os juros dos EUA e do Brasil, respectivamente.

Os mercados aguardam o início do ciclo de corte de juros nos EUA e uma manutenção da Selic (taxa básica de juros) em 15% ao ano no Brasil.

Por volta das 10h16 (horário de Brasília), o Ibovespa subia 0,55%, aos 143.053,01 pontos. Já o dólar comercial seguia sentido oposto: por volta do mesmo horário, a divisa caía 0,50%, a R$ 5,32.

Ibovespa avança com foco nos juros e projeções no Brasil

O Ibovespa opera em alta nesta segunda-feira (15), com investidores atentos ao cenário de juros no Brasil e nos Estados Unidos, além da divulgação de dados domésticos.

No Brasil, o Relatório Focus trouxe revisão para baixo das projeções de inflação em 2025: a estimativa para o IPCA caiu de 4,85% para 4,83%. Já o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica), considerado uma prévia do PIB, recuou 0,5% em julho na comparação com junho, frustrando a expectativa de queda mais moderada, de 0,2%, segundo pesquisa da Reuters.

No cenário corporativo internacional, a Nvidia (NVDC34) caía 2,8% no pré-market de Nova York após o órgão regulador do mercado da China anunciar que seguirá investigando a companhia por suposta violação da lei antimonopólio. A notícia surge em meio a negociações comerciais entre EUA e China, realizadas em Madri.

Agenda do dia

Indicadores
▪️ 06h00 – Zona do euro: Balança comercial de julho
▪️ 08h25 – BC: Relatório Focus
▪️ 09h00 – BC: IBC-Br de julho
▪️ 09h30 – EUA: Índice de atividade industrial Empire State de setembro
▪️ 15h00 – Secex: Balança comercial semanal

Eventos
▪️ EUA: Senado pode confirmar nomeação de Stephen Miran para diretoria do Fed
▪️ Japão: Feriado manteve a bolsa de Tóquio fechada
▪️ 15h30 – França: Lagarde (BCE) participa de evento
▪️ 17h30 – Lula participa da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, em Brasília