A Mastercard fechou acordo com o Google e as empresas de tecnologia Stripe e Antom para o desenvolvimento de uma nova plataforma de ferramentas baseadas em IA (inteligência artificial) focadas em transformar pagamentos digitais e aumentar a presença em outros países, de acordo com o jornal Estadão.
O acordo está voltado para a IA agêntica (agentic), que é apresentada pelas big techs como o futuro das ferramentas de IA. Contrapondo dos atuais assistentes de IA presentes no mercado, que respondem perguntas e realizam tarefas e pedidos sob a tutoria humana.
Os sistemas de IA agêntica, por sua vez, estão sendo programados para atuar de forma independente, capazes de realizar tarefas mais complexas e sem a necessidade da interferência humana direta.
Funcionalidades da “nova” IA
De acordo com a Mastercard, com essa nova geração de IA, uma pessoa poderia pedir a assistente virtual para fazer uma busca de roupas e acessórios para um look de festa de aniversário, considerando preços, prazos de entregas e até previsão do tempo.
Uma pessoa poderia redirecionar-se a outras funções, enquanto a IA migraria seus esforços às compras e negociações com os fornecedores.
A Mastercard também anunciou que, até o fim do ano, todos os portadores de cartão da sua bandeira nos EUA poderão ter acesso ao programa Agent Pay, seu agente de IA agêntica, divulgado no mês de abril e que possui parcerias com a Microsoft e IBM para testar casos de uso. Em seguida, a ação seria redistribuída a outros países.
“Os pagamentos com inteligência artificial não são apenas uma tendência, eles representam uma transformação”, disse o diretor de serviços da Mastercard, Craig Vosburg, em nota.
Ele ainda disse que “os pagamentos precisam ser parte integrante da experiência com agentic. Estamos construindo a infraestrutura para uma nova geração de transações inteligentes, em que consumidores e desenvolvedores possam capacitar agentes de IA a agir em seu nome com confiança, transparência e precisão.”