O bilionário americano Elon Musk adquiriu US$ 1 bilhão em ações da Tesla nesta segunda-feira (15). O acontecimento fez com que houvesse uma valorização nos papéis da fabricante de carros elétricos de 6% no pregão.
O investimento surge quando a empresa busca expandir sua atuação nos setores de IA (inteligência artificial) e robótica. A empresa, no entanto, passa por uma forte desaceleração nas vendas de automóveis. Essa é a primeira compra de ações da empresa feita pelo chefe-executivo no mercado aberto desde fevereiro de 2020.
A aquisição demonstra o intuito de Musk em aumento seu poder decisório na companhia. Em dezembro de 2024, o CEO possuía cerca de 13% de toda a participação da Tesla. Agora, o empresário sul-africano quer 25% do poder de voto na empresa.
Apesar da alta registrada nesta segunda-feira (15), que marca a terceira sessão consecutiva de alta, as ações da empresa acumulam uma queda de 2% no ano até o fechamento da última sexta-feira (12), segunda a agência Reuters.
Após liderança de Ellison, Musk volta ao topo dos bilionários
Elon Musk retomou cadeira de homem mais rico do mundo, após uma breve liderança de Larry Ellison, cofundador da Oracle, empresa de tecnologia. Nessa semana, Ellison ocupou o posto após a divulgação de “um trimestre impressionante” da empresa.
O cofundador da Oracle ultrapassou o Musk após a companhia registrar um crescimento de 40% na última quarta-feira (10), fazendo com que a fortuna do empresário de 81 anos chegasse próximo aos US$ 400 bilhões, devido à fatia de 41% que possui na empresa.
As ações da Oracle acumularam um avanço de 107% no ano, após a alta na quarta-feira (10).