
A formação de reservas para a aposentadoria foi o principal objetivo citado pelos investidores brasileiros no relatório da pesquisa Perfil e Comportamento dos Investidores 2024, disse a CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Os dados foram divulgados nesta terça-feira (16).
Este tipo de planejamento financeiro foi identificado como prioridade para os perfis moderado (68%) e conservador (63%), mas também aparece como segunda opção entre os investidores de perfil arrojado (74%), atrás apenas de criar renda passiva (76%).
O levantamento também apontou que 86% dos entrevistados afirmaram estar preparados para lidar com imprevistos financeiros e identificou um aumento na busca por rentabilidade (45%), diversificação da carteira (42%) e interesse por educação financeira (42%).
O mercado de capitais foi avaliado predominantemente de maneira positiva. Cerca de 68% dos participantes da pesquisa afirmaram que pretendem continuar investindo. A motivação da maior parte deles é a percepção de que o mercado oferece produtos compatíveis com seu perfil de investidor e por se sentirem satisfeitos com os serviços disponibilizados.
A atuação da CVM no mercado de capitais foi avaliada como excelente por 55% dos entrevistados pela autarquia. 45% veem a CVM como fonte confiável de informações (concordam totalmente); 70% conhecem bem o papel da CVM (concordam totalmente ou parcialmente); e 65% acreditam que as normas contribuírem para a eficiência e o desenvolvimento do mercado de capitais (concordam totalmente ou parcialmente)
Ao analisar o perfil e as tendências comportamentais dos entrevistados, 52% se identificam com o perfil arrojado, ou seja, com mais tendência a correr riscos. Outros 36% se enquadram no perfil moderado, e 9% como conservador.
Demografia
Sobre o perfil das pessoas que investem no Brasil, a pesquisa da CVM aponta que a maioria é de pessoas brancas (75%) do gênero masculino (87%). O ranking racial é seguido por pessoas pardas (18%), os que preferiram não responder (2,4%) e pessoas pretas (2,3%)
Essa foi a primeira vez que a pesquisa traçou o perfil racial dos participantes.
Cerca de um terço dos entrevistados afirmou ter entre 46 e 59 anos e uma renda familiar entre 5 e 20 salários mínimos (49%). 89% afirmaram ter ensino superior ou pós-graduação completos.
A região sudeste ainda é a predominante, com 63% das respostas. Ainda segundo o estudo, os investidores possuem conhecimentos de conceitos básicos, como a relação entre inflação e rentabilidade, tendo espaço para ampliar as noções de temas mais específicos, como impacto de juros sobre o preço de títulos de renda fixa.
Sobre a pesquisa Perfil e Comportamento dos Investidores 2024
A pesquisa visa traçar um panorama completo e aprofundar a compreensão de quem são os investidores do Brasil.
“Conhecer o perfil e, principalmente, o comportamento do investidor brasileiro é determinante para entender melhor o mercado de capitais. Esses dados são importantes para traçar estratégias mais assertivas e promover campanhas de educação financeira, visando um ambiente mais acessível e inclusivo”, declarou Paulo Portinho, Gerente de Educação e Inclusão Financeira (GEIF) da CVM.
De acordo com a CVM, foram coletadas 1.371 respostas válidas, entre 15 de janeiro e 15 de fevereiro de 2025. O objetivo era compreender o perfil, comportamento, motivações e desafios enfrentados por investidores e potenciais investidores no mercado de capitais.
As análises levaram em conta quatro aspectos fundamentais: resiliência financeira, letramento financeiro, confiança no mercado de capitais e perfil e tendências comportamentais.
Além do perfil do investidor, a pesquisa também buscou identificar as possíveis oportunidades de promoção de ações de inclusão financeira, a fim de fortalecer a relação entre investidores e o mercado de capitais brasileiro.