O UBS e outros dois bancos suíços realizaram um pagamento usando depósitos bancários e uma blockchain pública pela primeira vez, disse a Associação de Banqueiros Suíços nesta terça-feira (16).
O pagamento foi realizado como parte de um estudo de viabilidade conduzido pelo Post Finance, pelo Sygnum Bank e pelo UBS. O estudo usou tokens atrelados a depósitos, disse a Reuters, via Investing.com.
“Isso é realmente algo novo”, disse Thomas Frei, diretor de inovação de produto do Sygnum Bank.
A tokenização proporcionou que os depósitos se tornassem utilizáveis na blockchain. Durante o estudo, os clientes enviaram tokens na blockchain que representavam os depósitos bancárias, acertando suas respectivas transações.
“Nossos depósitos tokenizados podem ser usados em diferentes bancos”, afirmou Frei.
O executivo do Sygnum Bank afirmou que o estudo mostrou que os bancos poderiam cobrir seus riscos de contraparte. Frei acrescentou que embora o JPMorgan tenha tokenizado seus depósitos, eles somente podem ser usados no JPMorgan.
“Basicamente, o que fizemos foi lançar uma nova forma de pagamentos na blockchain, o que é uma alternativa às stablecoins”, disse Frei. Stablecoins são criptomoedas cujo valor é atrelado a outra moeda, commodity ou instrumento financeiro.
No futuro, os pagamentos poderão “não apenas ser processados imediata e definitivamente em uma infraestrutura compartilhada, mas também serem integrados diretamente em processos de negócios automatizados”, acrescentou.
Ibovespa opera em alta antes da Super Quarta; dólar cai
O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores nacional, a B3, opera em alta nesta sexta-feira (13),impulsionado pelo otimismo dos investidores diante das expectativas de cortes na taxa de juros pelo Fed (Federal Reserve), e pela divulgação de indicadores econômicos recentes no país.
Por volta das 13h00 (horário de Brasília), o Ibovespa avançava 0,18%, aos 143.802,30 pontos, segundo dados da B3.
Já o dólar comercial seguia em ritmo contrário, recuando 0,34% no mesmo horário, cotado a R$5,29.