Em uma coletiva de imprensa conjunta realizada durante a visita de Estado de Donald Trump ao Reino Unido, o presidente dos EUA afirmou estar “decepcionado” com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, com quem tentou fazer um acordo de paz para a guerra na Ucrânia.
Junto do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, Trump afirmou que esperava que o conflito fosse mais fácil de resolver, mas reconheceu que a situação se mostrou mais complexa. Ele disse que acreditava que a guerra na Ucrânia seria mais fácil de acabar, atribuindo isso à sua relação com o presidente russo.
Porém, Trump afirmou: “Ele me decepcionou”. Em agosto, o presidente republicano recebeu Putin no Alaska com o intuito de garantir um acordo para encerrar o conflito. Apesar de ter dito que fizeram “algum grande progresso”, um entendimento ainda não foi alcançado.
Starmer ressaltou a necessidade de aumentar a pressão internacional sobre Putin, classificando suas recentes ações como incompatíveis na busca pela paz. Noutro giro, Trump estabeleceu novas medidas para diminuir a dependência europeia do petróleo russo.