O governo dos EUA decidiu cancelar a pesquisa anual sobre segurança alimentar realizada pelo Departamento de Agricultura (USDA).
O levantamento, em vigor desde meados da década de 1990, era usado por formuladores de políticas federais, estaduais e locais para definir políticas e avaliar programas de assistência.
A suspensão foi comunicada a funcionários na semana passada e confirmada neste sábado (20). Segundo o USDA, o relatório se tornou “excessivamente politizado” e foi considerado desnecessário.
Ainda assim, os dados referentes a 2024 serão divulgados em 22 de outubro.
Especialistas criticaram a medida. Para Colleen Heflin, professora da Universidade de Syracuse que acompanha os números desde o início, a decisão é preocupante diante da alta da inflação e da deterioração do mercado de trabalho, fatores que elevam a insegurança alimentar.
A pesquisa era tradicionalmente anexada às estatísticas oficiais sobre mercado de trabalho, renda e pobreza, e era considerada a principal fonte do governo para medir quantos americanos têm – ou não têm – acesso suficiente a comida.