Encontro diplomático

Lula embarca para Assembleia da ONU em meio a tensão com Trump

Presidente fará o discurso de abertura na terça-feira; crise entre Brasil e EUA marca encontro

Presidente Lula da Silva Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou neste domingo (21) para Nova York, onde participa pela terceira vez, em seu atual mandato, da Assembleia Geral da ONU.

Tradicionalmente, o Brasil abre os discursos do evento, e Lula falará na terça-feira (23).

A viagem acontece em meio ao pior momento da relação entre Brasil e EUA. O governo de Donald Trump impôs tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.

Além disso, cassou vistos de ministros do STF e aplicou sanções da Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes, que incluem bloqueio de contas e transações.

Em artigo no New York Times na semana passada, Lula afirmou que o Brasil está aberto a negociar com os EUA, mas destacou que a “democracia e a soberania do Brasil não estão em pauta”. O presidente também defendeu a decisão do STF, que considerou “histórica” por proteger o Estado Democrático de Direito.

Além dos discursos políticos, a Assembleia sediará a Cúpula do Clima, etapa importante para negociações da COP30, que será realizada em Belém, no Pará, em novembro.