Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa opera em alta após Trump falar em 'excelente química' com Lula; dólar cai

Índice brasileiro sobe em dia de reação às falas de Lula na ONU e à ata do Copom

Ibovespa
(Foto: Canva)

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores nacional, a B3, opera em alta nesta terça-feira (23), após o presidente dos EUA, Donald Trump, dizer que deu um abraço no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Assembleia Geral das Nações Unidas.

Por volta das 13h20 (horário de Brasília), o Ibovespa avançava 1,15%, aos 146.790,246 pontos, segundo dados da B3.

Já o dólar comercial seguia em ritmo contrário, recuando 0,91% no mesmo horário, cotado a R$5,28.

Lula adota discurso moderado na ONU em meio a sanções dos EUA contra o Brasil

O pronunciamento de Lula na abertura da Assembleia Geral da ONU, em tom moderado diante das sanções impostas pelos EUA ao Brasil, já havia impulsionado o ânimo dos investidores mais cedo. 

A retaliação americana inclui a aplicação de tarifas de importação de 50% e restrições a autoridades brasileiras, entre elas o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes.

Segundo comunicado do próprio governo dos EUA, as medidas foram adotadas em resposta ao julgamento e à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado. Donald Trump, atual presidente norte-americano, é aliado político de Bolsonaro.

Investidores monitoram sanções dos EUA e ata do Copom

A ata do Copom, que detalha a decisão de manter a taxa Selic em 15% ao ano, permanece no centro das atenções dos investidores. As dúvidas sobre possíveis novas sanções dos EUA contra o Brasil, somadas ao tom cauteloso do documento divulgado nesta manhã, podem limitar a alta do principal índice da B3, mesmo diante do avanço do petróleo de 1,10%.

Paralelamente, o movimento negativo dos futuros das bolsas americanas abre espaço para que o Ibovespa volte a recuar.

Cotação dos índices dos EUA

Dow Jones: +0,07%

S&P 500: -0,19%

Nasdaq: -0,30%