Através da xAI

Musk acusa OpenAI de roubar segredos comerciais

Processo foi levado ao Tribunal Federal da Califórnia e acontece em meio à corrida global pelo desenvolvimento de IA

Elon Musk vende quase US$ 7 bilhões em ações da Tesla (TSLA34)
Elon Musk é o maior acionista da Tesla | Foto: Reprodução / YouTube

A xAI, startup de inteligência artificial do bilionário Elon Musk, processou a rival OpenAI, dona do ChatGPT, por supostamente roubar seus segredos comerciais. A medida foi levada ao Tribunal Federal da Califórnia e acontece em meio à corrida global pelo desenvolvimento de tecnologias de IA.

A ação judicial foi apresentada na última quarta-feira (24) e diz que a OpenAI estava envolvida em um “padrão preocupante” de contratação de ex-funcionários da xAI para obtenção de acessos a segredos comerciais relacionados ao Grok, chatbot de IA da companhia de Musk.

“A OpenAI tem como alvo os indivíduos com conhecimento das principais tecnologias e planos de negócios da xAI – incluindo o código-fonte da xAI e suas vantagens operacionais no lançamento de data centers e, em seguida, induz esses funcionários a violar sua confidencialidade e outras obrigações para com a xAI por meios ilegais”, diz o processo.

As companhias ainda não comentaram sobre o assunto.

A xAI disse que descobriu uma suposta campanha contra a empresa enquanto realizava investigações sobre as alegações de roubo de segredos comerciais contra o ex-engenheiro Xuechen Li, a quem a startup acusou de levar dados confidenciais para a rival em um processo separado. Li ainda não respondeu às alegações.

A xAI também processou a Apple, de forma separada, em um tribunal federal por conspiração conjunta com a OpenAI para suprimir plataformas rivais. A Apple ainda não respondeu ao processo.

Musk processa Apple e OpenAI por conspiração no ramo de IA

O bilionário mais rico do mundo, Elon Musk, processou a Apple e a OpenAI, criadora do ChatGPT, por meio de sua startup de inteligência artificial xAI. A medida judicial foi enviada a um tribunal federal do Texas, nos EUA, nesta segunda-feira (25), acusando-as de conspirarem ilegalmente para impedir a concorrência no setor de inteligência artificial.

Musk, no início de agosto, havia ameaçado processar a Apple, que tem sede na cidade de Cupertino, na Califórnia. Ele afirmou em uma postagem em sua plataforma de mídia social, o X, que “a Apple está se comportando de uma maneira que torna impossível para qualquer empresa de IA, além da OpenAI, alcançar o primeiro lugar na App Store”.