
A Petina Soluções em Negócios digitais, em parceria com o Mercado Livre, já digitalizou mais de 3000 lojas do bairro do Brás, em São Paulo (SP), conhecido nacional e internacionalmente pelo comércio de roupas.
O e-commerce e os marketplaces como canais principais de venda já são uma realidade e a necessidade de atualização tem impulsionado a busca por soluções profissionais e especializadas.
Segundo o levantamento da Neotrust, o comércio eletrônico brasileiro movimentou R$ 185,7 bilhões em 2023, com mais de 395 milhões de pedidos realizados e um ticket médio de R$ 470,90. A tendência de digitalização segue em alta, especialmente entre empresas que desejam escalar operações de forma estruturada.
“Existe uma lacuna gigantesca entre lojistas e marcas que desejam vender em marketplaces e a estrutura profissional necessária para fazer isso com eficiência. Criamos a franquia justamente para escalar essa entrega com qualidade e metodologia testada”, afirma Rodrigo Garcia, fundador e Diretor da Petina.
Garcia contou ao BP Money que o projeto de digitalização do Brás está ativo há, pelo menos, dois anos e meio e que a meta é chegar a 6000 lojas até o fim de 2026.
De acordo com o diretor, é comum que profissionais do projeto vão ao Brás para conversar com os lojistas e explicar os benefícios de digitalizar o negócio.
Os desafios são muitos: informalidade, sistemas defasados, profissionalização de estrutura para ter fotos bem feitas dos produtos, capacitação para ensinar boas práticas online, agilidade no atendimento, agilidade no envio, etc.
“O online precisa ter integração com um marketplace – Mercado Livre, Shoppee, Amazon – para conseguir ter um controle de estoque eficiente”, citou Rodrigo Garcia. “Tem bastante desafio para iniciar, mas depois que inicia e consegue adaptar o desafio começa a ser oportunidade”.
Sendo assim, os lojistas que participam do projeto também podem participar de capacitações, através da plataforma Petina Academy, e consultorias especializadas. Garcia também afirmou que a presença dos jovens, muitas vezes, mais familiarizados com o universo digital do que os donos das lojas, foi essencial para que algumas participações dessem certo.
Sem citar nomes, Garcia disse que “hoje, alguns vendedores deixaram de direcionar seus estoques para a revenda por outras empresas – inclusive grandes marcas – e hoje já conseguem acessar diretamente o consumidor final dos produtos”.
Analisando a dinâmica do Brás, a Petina percebeu que muitas das peças vinham de Pernambuco, um dos maiores mercados de confecção do Brasil. Com essa constatação, foi aberto um escritório na cidade de Caruaru (PE), para que o projeto de digitalização de lojas chegue até o local.
“A digitalização é uma forma de ultrapassar o limite geográfico e expandir para todo o Brasil”, completou Rodrigo Garcia