Alerta da Interpol

Influenciador suspeito de desviar R$ 146 mi via Pix é preso na Argentina

Prisão ocorreu após o nome de Spalone ser incluído na Lista Vermelha da Interpol.

Gabriel Spalone é dono das fintechs Dubai Cash e Next Trading Dubai (Foto: reprodução/O Globo)
Gabriel Spalone é dono das fintechs Dubai Cash e Next Trading Dubai (Foto: reprodução/O Globo)

O influenciador Gabriel Spalone, suspeito de ter participado de um esquema de desvio de mais de R$ 146 milhões de uma instituição financeira, por meio de transferências realizadas via Pix, foi preso no Aeroporto Internacional de Buenos Aires, na Argentina, no sábado (27).

Prisão ocorreu após o nome de Spalone ser incluído na Lista Vermelha da Interpol. A Polícia Federal do Brasil confirmou que a ação foi coordenada em conjunto com escritórios da Interpol nos EUA, Argentina, Paraguai e com apoio da Polícia Civil de São Paulo. Informações via Zero Hora.

O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) disse que os suspeitos utilizaram as credenciais de uma prestadora de serviços para acessar 10 contas bancárias e fazer transferências indevidas usando o Pix. Dois homens foram presos durante a operação, e parte dos valores desviados foi recuperada. Os envolvidos devem responder por furto mediante fraude e associação criminosa.

Antes de ser detido na Argentina, o influenciar foi detido no Panamá na noite de sexta-feira (26), mas foi liberado pelas autoridades locais. De acordo com a defesa, naquele momento, não havia ordem de prisão vigente nem alerta internacional contra ele, o que tornaria a detenção ilegal. Após ser solto, o influenciador embarcou rumo à Argentina, onde foi preso após a formalização do alerta da Interpol.

De acordo com Eduardo Maurício, advogado que atuará na defesa de Spalone durante o processo de extradição, os documentos que comprovariam a inocência do influenciador no Brasil já foram apresentados. Maurício também afirmou que irá solicitar a revogação da ordem de prisão expedida no país.

A defesa pretende impetrar, caso necessário, um habeas corpus e pedir diretamente à sede da Interpol em Lyon, França, a exclusão de Gabriel Spalone da lista de procurados. Também será encaminhada uma denúncia à Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) alegando ilegalidades no processo de prisão.

Quem é Gabriel Spalone

Gabriel Spalone é influenciador e empresário, dono das fintechs Dubai Cash e Next Trading Dubai, voltadas para operações financeiras e investimentos. Conhecido por ostentar uma rotina de luxo, ele acumulava mais de 800 mil seguidores em uma plataforma digital, cujo perfil foi desativado após a operação policial.

Nas redes, Spalone se apresentava como empresário internacional, residente em Dubai, e costumava divulgar viagens, carros de luxo e participações em eventos exclusivos — o que chamou a atenção dos investigadores.