Depois da S&P,

Moody's reduz nota de crédito global da Braskem

Nota foi de "B2" para "Caa3", mantendo a perspectiva negativa

Fonte: Shutterstock
Fonte: Shutterstock

Um dia após a S&P ter rebaixado o rating da Braskem (BRKM5), nesta terça-feira (30) foi a vez da Moody’s. Nota foi de “B2” para “Caa3”, mantendo a perspectiva negativa. Informações via InfoMoney e Valor Econômico.

De acordo com os analistas da agência, a contratação de assessores financeiros e jurídicos pela petroquímica aumenta o risco de refinanciamento de dívidas em condições desfavoráveis para os credores.

Às 16h04, os papéis da empresa recuavam 0,45%. Em um ano, as ações da Braskem já recuaram mais de 66,73%

Os assessores Carolina Chimenti e Marcos Schmidt destacaram que a alavancagem ajustada da Braskem chegou ao pico de 15,3 vezes no mês de junho, enquanto houve a queima de caixa de R$ 8,8 bilhões nos últimos 12 meses, refletindo a fraqueza das operações e as provisões em Alagoas.

Sem medidas que aumente o Ebitda (Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização) , a Moody’s projeta que a alavancagem ajustada permanecerá entre 11 vezes e 13,5 vezes nos próximos 12 a 18 meses, já que a lucratividade continua pressionada pelos spreads petroquímicos.

A Braskem tem uma posição de caixa robusta e baixos vencimentos de dívida no curto prazo, o que mitiga a pressão imediata. Contudo, os analistas alertam que a “almofada” para suportar a fraqueza do setor diminuiu.

Para a Moody’s, a petroquímica precisa melhorar suas operações para evitar riscos de refinanciamento relacionados a vencimentos de dívidas significativos em 2028.

A perspctiva negativa reflete a visão de que as métricas de crédito da Braskem continuarão pressionadas, e a nota pode ser rebaixada novamente caso a empresa realize transações que gerem perdas para os credores.

Braskem cai mais de 10% após revisão de estrutura de capital

As ações da Braskem (BRKM5) operam com forte queda nesta sexta-feira (26), após a petroquímica anunciar a contratação de consultores para revisar sua estrutura de capital.

Por volta das 12h04, os papéis recuavam 10,8%, cotados a R$ 7,35.

Diagnóstico financeiro em meio a crise setorial

A companhia comunicou que contratou assessores financeiro e jurídicos para elaborar um diagnóstico de alternativas econômico-financeiras, com o objetivo de otimizar sua estrutura de capital.